Marketing de Conteúdo

Neste artigo, vou compartilhar um pouco sobre a importância do Marketing de Conteúdo para gerar tráfego ao seu site ou blog, aumentar suas conversões de metas e alcançar seus objetivos de Marketing Digital.

Se você ainda não leu o artigo “Marketing Digital para Pequenas Empresas, lá eu explico melhor os conceitos do Marketing Digital.

Antes de falar sobre Marketing de Conteúdo, é preciso entender que, para escrever para a web, você precisa, antes de mais nada, dominar muito bem o assunto que irá abordar em seu site ou blog. Mas, afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é atualmente uma das ferramentas mais eficazes de Marketing Digital. Ele não é focado exclusivamente em vendas, mas sim em criar, de diversas formas, o envolvimento dos clientes e seguidores com a marca.

O conceito principal é baseado em gerar fidelização dos atuais clientes e clientes em potencial, entregando informações úteis e consistentes. As vendas tornam-se consequência do bom relacionamento criado por esses conteúdos.

O Marketing de Conteúdo pode ter diversas formas, como artigos, e-Books, vídeos, imagens, infográficos, entre outros.

Mas como descobrir o conteúdo certo para atrair os usuários certos para o seu site ou blog?

Essa pergunta é feita por todas as empresas, porém, nem todas conseguem encontrar a resposta adequada. Não por falta de vontade, mas porque não se colocam no lugar dos seus clientes em potencial. Pois, além de conhecer bem o assunto que você vai usar de tema para o seu conteúdo, você precisa conhecer muito bem o público que você quer conquistar para o seu território (site ou blog).

Confira, abaixo, algumas dicas para a produção de conteúdos de qualidade:

Segmentação

Você precisa estabelecer suas prioridades. Não adianta escrever sobre vários assuntos que não têm nenhuma relação entre si.

A dica aqui é que você escolha um ou dois temas que tenham vínculo com a sua empresa e/ou ramo de atuação e, principalmente, que sejam do interesse de seus clientes em potencial.

Foco no Cliente

Para atrair o público certo para o seu site ou blog, você precisa pensar como o seu cliente. Você pode usar as perguntas mais frequentes de seus clientes atuais para começar.

Crie conteúdo baseado nas dúvidas que você já identificou em seus clientes já prospectados.

Vincule o Google Analytics ao Search Console

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para conhecer o comportamento dos usuários que acessam o seu site.

Ao vincular sua propriedade do Google Analytics à sua conta do Google Search Console, você terá ainda mais insights sobre o seu tráfego, como relatórios que irão mostrar os principais termos que os usuários utilizaram para chegar ao seu site organicamente, pesquisando no Google.

Esses dados poderão ajudar você a identificar oportunidades para escrever novos conteúdos ou escrever mais sobre um determinado assunto que já está disponível em seu site.

Use o “Planejador de Palavras-Chave” do Google Ads

Esta é uma ótima alternativa para encontrar termos relacionados ao seu negócio e/ou produto, o que pode ajudar você a ter mais ideias sobre “O que” escrever.

O Planejador de Palavras-Chave do Google Ads foi criado para você obter sugestões de palavras-chave para utilizar em suas campanhas de Google Ads.

Porém, essa é uma ótima ferramenta para planejar novos temas para seus próximos conteúdos e o melhor: não tem custo algum. Basta criar uma conta no Google Ads que você já pode usar essa ferramenta, sem precisar criar nenhum anúncio.

Seja Especialista

Como já mencionei aqui, para escrever para a web, você deve entender muito bem sobre o assunto que está escrevendo. Então, ao escolher os temas principais que irá abordar, LEIA MUITO sobre eles.

Veja mais detalhes sobre este assunto no artigo “Redação – Parte 2.

Seja Claro e Objetivo

Não adianta escrever demais sem passar realmente alguma informação útil aos leitores. Escreva textos objetivos, sem usar muitos termos técnicos e que, principalmente, sejam relevantes para os usuários do seu site.

Escreva Bem

Nunca se esqueça de revisar seus textos. Erros ortográficos podem prejudicar o entendimento e às vezes até causar desistência.

Leia mais sobre este assunto no artigo “A Importância da Revisão de Textos para a Propaganda“.

Compartilhe Experiências

Se você tem um case de sucesso ou uma experiência que possa ser útil aos usuários do seu site, compartilhe! Esse tipo de informação é muito bem aceita na web e tende a ser compartilhada pelos interessados no assunto.

Exemplo Prático

Vistas as dicas acima, aqui vai um exemplo de como aplicar o Marketing de Conteúdo na sua empresa.

Suponha que você seja dono de um restaurante e quer melhorar a visibilidade do seu site por meio do Marketing de Conteúdo. Estas são as seguintes dicas que dou para você:

Baseado em seu cardápio, crie conteúdos informativos e educativos, que geralmente não são encontrados em sites de restaurantes. Você pode, por exemplo, disponibilizar as receitas de alguns de seus pratos principais, criar vídeos com a produção de alguns de seus pratos, publicar a história por trás de cada prato vendido em seu restaurante, ou seja, onde foi criado, quem inventou, como chegou ao Brasil, entre outros.

Isso fará com que as pessoas acessem seu site procurando pelo conteúdo informativo e, consequentemente, seu restaurante ficará mais conhecido, e esse usuário poderá se interessar por outro conteúdo dentro do seu site, como o seu cardápio, por exemplo, e vir a visitar seu restaurante futuramente.

As Principais Vantagens

O Marketing de Conteúdo traz diversas vantagens para a sua empresa e algumas delas são:

  • Diminuição da Taxa de Rejeição geral do site;
  • Melhores posições nas pesquisas do Google e em outros sites de busca;
  • Mais engajamento dos seus usuários;
  • Aumento da credibilidade da sua empresa na web;
  • Aumento substancial no tráfego do seu site;
  • Aumento nas conversões de meta (Analytics); entre outras.

Hoje é crucial que as Pequenas Empresas invistam na produção de conteúdo de qualidade para fidelizar os atuais clientes, atrair mais clientes e aumentar a visibilidade da sua marca na web.


Autor: Jefferson de Baumont

Via: Roxane Baumont