Marketing Digital para Pequenas Empresas

Nos dias atuais é cada vez mais comum ver pequenas empresas buscando soluções de Marketing Digital para alcançar seus objetivos. E isso tem uma justificativa: hoje o Brasil tem mais de 100 milhões de internautas e aproximadamente 80% desses internautas acessam a internet pelo menos uma vez por semana, segundo pesquisas feitas pelo Ibope Media (Fonte).

“É a demonstração de que há, no Brasil, um público relevante consumindo, interagindo e comentando informações sobre as marcas e os produtos nesse novo mundo digital”, afirma Janette Shigenawa, diretora do IBOPE Nielsen Online (Fonte).

Outro dado muito interessante, também pesquisado pelo Ibope, é a questão de a internet ter se tornado o segundo meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, perdendo apenas para a TV aberta (Fonte).

O Marketing Digital democratizou o acesso a estratégias e ferramentas que antes eram acessíveis apenas para médias e grandes empresas. Hoje, as pequenas empresas podem fazer coisas, pela internet, que apenas as grandes empresas poderiam fazer até bem pouco tempo atrás.

Com o Marketing Digital, as pequenas empresas têm acesso a instrumentos e metodologias que, somados a um bom planejamento, podem gerar resultados significativos com custos consideravelmente menores do que nas mídias tradicionais.

Algumas ferramentas e estratégias que o Marketing Digital possibilita são:

– SEO (do inglês: Search Engine Optimization ou Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisa), Redes Sociais, e-mail marketing, Comunicação Corporativa, Assessoria de Imprensa, Marketing de Relacionamento, Pesquisa de Mercado, entre outros.

Ou seja, é possível crescer sustentavelmente sem precisar investir grandes somas, acompanhando seus resultados e reinvestindo, de acordo com o que você está conseguindo de retorno.

É claro que não existe marketing a custo zero, mas é possível desenvolver ações onde o custo é basicamente de sua hora de trabalho, acesso à web e, dependendo dos seus objetivos, o custo do uso de algumas ferramentas para a implementação de ações e campanhas de marketing e publicidade na web.

O profissional de Marketing Digital precisa se capacitar para tal. Ele precisa entender de todas as ferramentas de comunicação disponíveis e como usá-las em suas estratégias. Também é necessário manter-se atualizado sempre, pois as estratégias que funcionavam ontem talvez não funcionem mais hoje.

Além disso, o profissional de Marketing Digital deve saber ouvir seus clientes, os clientes de seus clientes e estar preparado para gerenciar crises da forma adequada e identificar oportunidades com rapidez.

Em outras palavras, o que determina o seu sucesso em Marketing Digital é o quanto você está disposto a se capacitar e se manter atualizado.

Para finalizar, gostaria de compartilhar uma frase do guru do Marketing de serviços, Philip Kotler:

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.”


Autor: Jefferson de Baumont

Via: Roxane Baumont