SOU DO TEMPO

Sou do tempo em que a matemática estava recheada de tabuada, com direito de ir à frente do grupo, para mostrar o que sabíamos.

Sou do tempo em que a prova de química era feita com a tabela periódica ao lado, mas sem aqueles ajustes todos para dar uma colher de chá.

Sou do tempo em que a nossa tão amada língua portuguesa era descrita por verbos em suas conjugações e havia a lista infinita de conjunções com suas funções reais.

Sou do tempo em que havia prova prática na matéria de educação física que tinha validade por seis meses e, com isso, fazíamos duas ao ano.

Sou do tempo em que geografia se estudava com os mapas do atlas Melhoramentos e que tínhamos de saber exatamente onde estavam os rios, as planícies e as serras.

Sou do temo em que, ao entrar um professor na sala de aula, todos tinham de ficar em pé e cumprimentar com uma cordial saudação.

Sou do tempo em que o recreio era um momento divertido, para que pudéssemos recarregar as energias, a fim de voltarmos para mais um período de estudo.

Sou do tempo em que os pais iam às reuniões da escola para acompanharem a evolução dos filhos nos estudos, mesmo que isso acarretasse chegar tarde ao emprego.

Sou do tempo em que olhávamos com certo temor para pessoas mais velhas, não com pavor ou ironia, mas com respeito e humildade.

Sou do tempo em que não devíamos nos ausentar de casa sem explicar para onde íamos e com quem estaríamos, pois os pais eram mais vigilantes.

Sou do tempo em que conversávamos com nossos pais olho no olho, sem desviar a atenção para que eles percebessem nosso interesse ou desinteresse.

Sou do tempo que ficou no tempo passado, sem mais ser observado, e por esse motivo há tantos que pouco sabem quem é seu amigo.


Autora: Marcela de Baumont

Ficha técnica de Marcela de Baumont:

Formada em 1976, pela UFRGS, na Faculdade de Comunicação Social, é bacharel em Jornalismo, Relações Públicas, Propaganda e Publicidade. Exerce a atividade de revisora desde a faculdade, na Editora e Gráfica da UFRGS, e também para escritores de livros e revistas em áreas diversas. Como revisora em Propaganda, tem trabalhado para importantes clientes:  Giovanni+DraftFCB, Wunderman, Grey, Publicis, Africa, MPM. Seu passatempo favorito é ler um bom livro e escrever suas poesias.