Mídias Digitais: Dicionário das Principais Métricas

Se você está começando agora na área de Mídia Digital, talvez já tenha se questionado o que significam os termos usados nesta área (que chamamos de Métricas).

Pensando nisso, separamos aqui, os principais termos que você precisa dominar para ter um bom rendimento na área de Mídia Digital. São eles:

Impressões

As impressões representam o número de vezes que o anúncio foi exibido na tela do usuário.

Cliques

Os cliques são o número de vezes em que os usuários clicam no anúncio, que o remete para mais informações sobre o tema que está sendo divulgado.

Views/Visualizações

Os views ou visualizações representam o número de vezes em que um usuário assistiu a um vídeo da sua campanha.

Conversões

As conversões contabilizam o número de vezes em que um usuário realiza uma ação no site que é importante para a empresa, como preenchimento de formulários de contato/orçamento (leads) ou compras de produtos (em e-commerces).

Custo por Mil Impressões (CPM)

O CPM é o custo pago a cada 1.000 impressões de anúncio.

Custo por Clique (CPC)

O CPC é o custo pago por cada clique contabilizado pela plataforma de mídia na peça/anúncio.

Custo por View (CPV)

O CPV é o custo pago a cada view/visualização de um anúncio em vídeo.

Custo por Ação ou Custo por Lead (CPA/CPL)

O CPA é o custo pago por cada conversão (ação) no site.

Se o objetivo da campanha for a geração de leads, chamamos de CPL.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI é o valor resultante do cálculo da receita total obtida dividida pelo custo total da venda (custos de produção do produto vendido, custos de veicução da campanha, entre outros custos).

Retorno Sobre Investimento em Publicidade (ROAS)

O ROAS é o valor resultante do cálculo da receita obtida por meio das campanhas de mídia digital dividida pelo custo de veiculação.

Veja como calcular o ROI e o ROAS aqui.

Click Trough Rate (CTR)

A CTR é a taxa resultante do cálculo do número de cliques que o anúncio teve dividido pelo número de impressões.

View Trough Rate (VTR)

A VTR é a taxa resultante do cálculo do número de views/visualizações que o anúncio em vídeo obteve dividido pelo número de impressões.

Tendo o significado de cada uma das métricas acima, sua compreensão sobre mídias digitais será muito mais fácil, como estabelecer os KPIs de uma campanha, por exemplo.

KPI

KPI é a sigla em inglês que corresponde a “Key Performance Indicator”, uma técnica de gestão conhecida em português como Indicador-chave de Desempenho.

Os KPIs são medidas quantificáveis para compreender se os objetivos estão sendo atingidos. Consequentemente, esses indicadores determinam se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os resultados atuais.

Nas Mídias Digitais, os KPIs são definidos no Plano de Mídia Digital, e todo o trabalho subsequente ao plano concentrará esforços para que tais KPIs sejam alcançados.

Os KPIs das campanhas são elaborados, usando como base as métricas. Por isso, é muito importante que você domine as principais métricas de Mídia Digital.


Autor: Jefferson de Baumont

Via: Roxane Baumont


e-Book Performance Digital

Já imaginou ter acesso aos principais processos e boas práticas utilizados por grandes agências de propaganda e marketing para planejamento, implementação, acompanhamento e apresentação de resultados de campanhas de Mídia Digital?