Google Ads (Parte 5): Estratégias de Lances Automáticos voltadas para Conversões

Conteúdo Revisado e Atualizado em: 9 de julho de 2020

Complementando o artigo anterior – Google Ads (Parte 4): As Conversões e o Valor de cada Conversão – , hoje vamos falar um pouco sobre as Estratégias de Lances Automáticos voltadas para Conversões.

Confira alguns detalhes importantes sobre as principais Estratégias de Automáticos voltadas para conversões e como o Google Ads pode ajudar sua empresa a maximizar as conversões e seu retorno sobre o investimento.

Para quem usa o acompanhamento de conversões, o Google Ads disponibiliza algumas opções para maximizar o retorno, de acordo com as metas da sua empresa e das suas campanhas.

Confira alguns detalhes importantes sobre cada uma delas.

Estratégia de Lances “Maximizar Conversões”

Se você já está usando o acompanhamento de conversões e quer obter o máximo de conversões possível com o orçamento das suas campanhas de publicidade on-line no Google Ads, a estratégia de lances automáticos “Maximizar Conversões” é uma excelente alternativa.

A estratégia de lances automáticos “Maximizar Conversões” utiliza o aprendizado de máquina do algoritmo nativo do Google Ads, para analisar o histórico da sua campanha e os indicadores contextuais do leilão que está acontecendo naquele momento para definir automaticamente um lance ideal, sempre que um anúncio da sua campanha estiver qualificado para exibição.

Em outras palavras, o Google Ads definirá um lance diferente para cada leilão em que um dos anúncios presentes em sua campanha estiver qualificado para participar, com o objetivo de trazer o máximo possível de conversões sem exceder o orçamento da sua campanha.

Outra vantagem dessa estratégia de lances é que, ao criar uma campanha com objetivo de “Leads” no site, por exemplo, você já poderá adicionar a estratégia de lances automáticos “Maximizar Conversões”, como estratégia de lances da campanha desde o início da veiculação (caso já tenha configurado o acompanhamento de conversões em sua conta do Google Ads).

Dessa forma, a cada leilão que sua campanha estiver qualificada a participar, o algoritmo do Google Ads irá aprender e, com o tempo, trará resultados melhores, poupando você e a sua equipe operacional de um grande trabalho manual.

Estratégia de Lances “CPA Desejado”

A estratégia de lances “CPA desejado” (ou custo por ação desejado), é uma estratégia de lances inteligentes que, assim como a estratégia de lances “Maximizar Conversões”, utiliza o aprendizado de máquina do algoritmo do Google Ads para estabelecer automaticamente os lances das suas campanhas, sempre que um dos anúncio dela estiver qualificado para a exibição.

A grande diferença entre as estratégias de lances automáticos “Maximizar Conversões” e “CPA Desejado” é que, no caso da estratégia de lances “CPA Desejado”, o Google Ads definirá seus lances com o objetivo de gerar o maior número de conversões possível, sem exceder o limite de custo por ação que você definiu ao configurar essa estratégia.

Em outras palavras, a cada leilão que os anúncios da sua campanha estivem qualificados para exibição, o Google Ads estalebecerá um lance diferente, com a finalidade de manter um CPA médio desejado em sua campanha como um todo. Sendo assim, algumas conversões poderão exceder o seu “CPA Desejado”, enquanto outras conversões, ficarão abaixo desse valor para que o CPA médio da campanha fique dentro da meta de “CPA Desejado” que você estabeleceu.

Contudo, é preciso ter cuidado ao utilizar essa estratégia de lances automáticos. Dependendo do limite de custo por ação que você configurar em sua estratégia de lances automáticos “CPA Desejado”, o Google Ads não conseguirá veicular a sua campanha (se o valor muito baixo, por exemplo).

DICA: para fazer melhor uso da estratégia de lances automáticos “CPA Desejado”, considere a possibilidade de iniciar sua campanha de leads utilizando a estratégia de lances “Maximizar Conversões” e, depois de um certo período de veiculação (no mínimo 14 dias), calcule a média de CPA que a sua campanha está contabilizando para, então, alterar a estratégia de lances da sua campanha para “CPA Desejado”.

Fazendo isso, o próprio Google Ads irá te mostrar uma sugestão de “CPA Desejado”, baseado no histórico da sua campanha, para que você possa utilizar em sua estratégia de lances automáticos.

Estratégia de Lances “ROAS Desejado”

A estratégia de lances automáticos “ROAS Desejado” otimiza os lances da sua campanha para maximizar o seu retorno sobre investimento em publicidade.

Essa estratégia de lances inteligentes é utilizada principalmente para contas que veiculam campanhas de ecommerce, mas também pode ser utilizada por empresas que geram leads, desde que as conversões configuradas na sua conta do Google Ads tenham um valor definido.

Obs.: Para utilizar a estratégia de lances “ROAS Desejado”, é preciso que você tenha configurado o valor das conversões em sua conta do Google Ads.

O “ROAS desejado” é o valor médio de conversão que você gostaria de receber a cada real gasto com anúncios. O Google Ads define os lances automaticamente para tentar atingir um retorno sobre o investimento em publicidade médio suas campanhas que usam essa estratégia. Entretanto, algumas conversões podem retornar um ROAS maior ou menor do que o valor desejado que você definiu.

Quando você configura a estratégia de lances “ROAS Desejado”, você define a porcentagem que deseja receber para cada real gasto com publicidade no Google Ad.

Por exemplo: se você quiser receber um retorno de R$ 5,00 para cada R$ 1,00 gasto com seus anúncios, você pode configurar seu “ROAS Desejado” como 500%. No entanto, é importante lembrar que o “ROAS Desejado” poderá influenciar no número de conversões que você receberá. Sendo assim, incluir um “ROAS Desejado” muito alto pode fazer com que o número de conversões que você receberá diminua bruscamente.

DICA: considere a possibilidade de iniciar a veiculação da sua campanha utilizando a estratégia de lances automáticos “Maximizar Conversões”. Depois de um certo período de veiculação (no mínimo 14 dias) avalie o ROAS da sua campanha nesse momento para, então, alterar sua estratégia de lances para “ROAS Desejado”.

Dessa forma, você já terá uma base para realizar esse cálculo.

Como Calcular o ROI e o ROAS das Suas Campanhas

Para finalizar, todas as campanhas com foco no retorno sobre o investimento precisam calcular e acompanhar de perto o ROI e o ROAS. Por isso, incluí neste artigo as fórmulas básicas para se calcular cada um deles.

Cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento):

  • ROI = (receita – custo dos produtos vendidos)/custo dos produtos vendidos

Cálculo do ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade):

  • % de ROAS = Receita das campanhas/custos de publicidade x 100

Espero que este artigo tenha ajudado a sua empresa. Confira, também, o artigo: Google Ads (Parte 6): O potencial da Rede de Display do Google.


Autor: Jeff de Baumont

Via: Roxane Baumont