Google AdWords (Parte 2): A Importância do Índice de Qualidade

Google AdWords (Parte 2): A Importância do Índice de Qualidade

Dicas para otimizar suas campanhas de publicidade on-line (Parte2):

Dando continuidade à nossa sequência de artigos sobre o Google AdWords, hoje vamos complementar o artigo anterior – “Google AdWords (Parte 1): Estrutura da Conta” –, falando sobre a importância do índice de qualidade para o desempenho dos seus anúncios.

Cada uma das palavras-chave em suas listas de palavras-chave terá um índice de qualidade de 1 a 10. Quanto maior o número referente a cada uma delas, maior o índice de qualidade da mesma.

O primeiro passo é entender como o Google AdWords calcula o índice de qualidade de cada uma das suas palavras-chave e para que serve o mesmo.

Para entender o índice de qualidade, é preciso conhecer os componentes que são levados em consideração pelo Google AdWords para calculá-lo.

Os componentes do Índice de Qualidade:

Os principais componentes usados para calcular o índice de qualidade das suas palavras-chave são: 1. a taxa de cliques (CTR) prevista para a palavra-chave em questão; 2. a relevância do texto do anúncio; 3. a experiência na página de destino do anúncio em questão; 4. o seu lance máximo para a palavra-chave que está acionando seu anúncio nesta pesquisa, entre outros fatores.

Cada vez que um usuário faz uma pesquisa na busca do Google, o sistema do Google AdWords calcula uma classificação de anúncios que é a base para determinar a posição em que os anúncios serão exibidos nas páginas dos resultados de pesquisa. Essa classificação do anúncio é calculada levando em consideração o índice de qualidade e outros fatores.

Quanto melhores forem os índices de qualidade das suas palavras-chave, maiores serão as chances dos seus anúncios aparecerem mais bem colocados nas páginas de resultados de pesquisa do Google. Anúncios com índices de qualidade maiores normalmente resultarão em custos mais baixos e posições de anúncio melhores.

Dicas para otimizar o desempenho dos seus anúncios de texto na Rede de Pesquisa:

Agora que você já entendeu como o índice de qualidade pode afetar o desempenho dos seus anúncios, aqui vão algumas dicas que podem ajudar sua empresa a obter melhores resultados na rede de pesquisa do Google, aumentando os índices de qualidade das suas palavras-chave.

1. Crie grupos de anúncios específicos em suas campanhas: Ao criar as suas campanhas de publicidade com o Google AdWords, concentre-se em configurar os seus grupos de anúncio de maneira que cada um deles foque em um produto específico. Assim, você poderá criar anúncios e listas de palavras-chave mais relevantes para esses grupos de anúncios;

2. Seja simples e objetivo: Ao criar os seus textos de anúncios, use termos claros e descomplicados e pense nos aspectos que diferenciam a sua empresa dos seus concorrentes;

3. Escolha bem as suas palavras-chave: Ao criar suas listas de palavras-chave, tente utilizar termos que estejam diretamente ligados ao tema do seu grupo de anúncios e a página de destino do anúncio.

Neste item, vale fazer alguns comentários que poderão ajudá-lo ainda mais:

  • Em alguns casos, é aconselhável criar uma nova página no seu site para usar em determinado anúncio. Essa nova página deve ter um conteúdo de texto relevante para o anúncio e que contenha algumas das suas palavras-chave cadastradas no grupo de anúncios em questão;

  • Usar uma página de destino que não tem relação com o texto do anúncio e com as palavras-chave cadastradas no grupo de anúncios com certeza prejudicará o desempenho dos seus anúncios e você gastará mais para obter algum resultado;

  • Além disso, você também pode usar o “Planejador de Palavras-chave” do Google AdWords. Com ele, você pode pesquisar novas ideias de palavras-chave, receber previsões de tráfego para uma lista de palavras-chave, entre outros.

Obs.: As dicas acima são especialmente boas para campanhas configuradas para exibição na Rede de Pesquisa. Elas também podem ser usadas nas suas campanhas da Rede de Display, porém, nos grupos de anúncios das campanhas da Rede de Display existem outras formas de segmentar seus anúncios que talvez sejam mais interessantes para os objetivos de publicidade on-line da sua empresa do que a segmentação por palavras-chave (Segmentação Contextual).

Em campanhas de exibição na Rede de Display, além da Segmentação Contextual (por palavras-chave), você tem a opção de segmentar seus anúncios por Tópicos, Interesses e Remarketing, Informações Demográficas e Canais. A segmentação por Canais permite que você escolha os sites em que você quer exibir seus anúncios. Por isso, você precisa pensar como seu cliente, ou seja, quais sites seu cliente acessa e que tipo de informação lhe é mais relevante. Assim, você conseguirá segmentar canais com mais eficiência.

Vale ressaltar que, nas campanhas da Rede de Display do Google, se você adicionar mais de um método de segmentação como “Segmentação e lance”, por exemplo canais e mais uma das segmentações citadas acima, seus anúncios só serão exibidos quando as páginas dos sites que você cadastrou para receberem seus anúncios estiverem de acordo com todas as segmentações configuradas na sua campanha. Por isso, antes de criar seus grupos de anúncios nas suas campanhas da Rede de Display, pense bem em quais segmentações realmente seu público-alvo poderá ser alcançado e estude a possibilidade de uma segmentação mais ampla, configurando apenas um método de segmentação como “Segmentação e lance” e os demais como “Somente lance”.

4. Crie vários anúncios de textos diferentes: Mais uma boa prática para ajudá-lo a obter melhores resultados em suas campanhas de exibição na Rede de Pesquisa é criar mais de um anúncio de texto para cada grupo de anúncios. Em cada um desses anúncios, você poderá incluir títulos e textos diferentes que estejam ligados a outras palavras-chave cadastradas em suas listas de palavras-chave, dentro desse grupo de anúncios.

  • Minha sugestão aqui é que você selecione pelo menos duas palavras-chave principais e, baseado nelas, crie pelo menos dois anúncios de texto diferentes para cada um dos seus grupos de anúncios;

  • Em cada um dos títulos e textos desses anúncios, você poderá incluir uma dessas palavra-chave (cadastrada na lista de palavras-chave do respectivo grupo de anúncios). Isso tornará essas palavras-chave mais relevantes para o seu anúncio.

Para finalizar, tenha em mente que, para obter melhores resultados com suas campanhas e anúncios no Google AdWords, é de extrema importância que a sua empresa invista em um profissional qualificado e que gaste o tempo que for necessário para construir uma estrutura da conta sólida e uma configuração das campanhas, dos grupos de anúncios e dos anúncios sem ter pressa. Pois quanto mais bem configurada e estruturada estiver a sua conta, melhores serão os resultados e você precisará gastar menos tempo reconfigurando as suas campanhas futuramente.

Espero que este artigo tenha ajudado a sua empresa. Confira, também, a terceira parte desta série de artigos sobre o Google AdWords: Google AdWords (Parte 3): Análise do desempenho das campanhas.

Autor: Jeff de Baumont

Via: Roxane Baumont