Google Ads (Parte 3): Análise do Desempenho das Campanhas

Conteúdo Revisado e Atualizado em: 9 de julho de 2020

Neste artigo, vamos falar sobre um aspecto-chave – Como analisar o desempenho das suas campanhas de publicidade com o Google Ads?

Leia também os nossos artigos anteriores sobre Google Ads – Google Ads (Parte 1): Estrutura da Conta; e Google Ads (Parte 2): A Importância do Índice de Qualidade.

Antes de falar sobre o desempenho dos seus anúncios e campanhas, você precisa ter em mente os seus objetivos de publicidade online e de marketing digital. Não existe uma receita de bolo para a avaliação do desempenho das suas campanhas do Google Ads. Cada empresa precisa avaliar se realmente está alcançando seus objetivos previamente determinados.

Os seus objetivos de marketing digital ou de publicidade online precisam ser estabelecidos antes mesmo de criar uma conta no Google Ads, pois serão eles que determinarão como você irá configurar a sua conta e o que você pretende ao criar uma campanha de publicidade online.

Baseado em seus objetivos previamente definidos, selecionei algumas dicas que podem ajudar  sua empresa a entender melhor os seus dados e, a partir deles, fazer ou não alterações nas campanhas e nos anúncios.

Campanhas de Branding

As campanhas de publicidade online com foco em Branding têm, em geral, a meta de aumentar o reconhecimento e a visibilidade da marca.

Se o seu objetivo principal de publicidade online é o Branding, o Google Ads disponibiliza diversas métricas que podem ajudá-lo a avaliar se a sua campanha está realmente sendo um sucesso ou não.

Entretanto, existem algumas métricas que são especialmente boas para avaliar o desempenho de campanhas com objetivo de Branding. São elas:

  • Impressões: Cada vez que um anúncio da sua campanha/grupo de anúncios é exibido em uma página, é contabilizada uma Impressão, independentemente dessa impressão estar ou não visível na tela do usuário;
  • Impressões Visíveis: As Impressões Visíveis mostram o total de Impressões contabilizadas pelos anúncios da sua campanha/grupo de anúncios que foram exibidas em um espaço realmente visível na tela do usuário (essa métrica não está disponível para campanhas de pesquisa);
  • Usuários Exclusivos: Os Usuários Exclusivos representam o total de usuários da web impactados por uma Impressão de anúncio da sua campanha de vídeo ou Rede de Display (essa métrica não está disponível para campanhas de pesquisa).

Acompanhe de perto as métricas de impressões, impressões visíveis e usuários exclusivos das suas campanhas de Branding e fique de olho na relação entre elas.

Por exemplo, se você está veiculando uma campanha de vídeo com o objetivo de ampliar o alcance da mensagem contida no vídeo da campanha, convém dar uma atenção especial para a relação entre Impressões Visíveis x Usuários Exclusivos.

Dica: Para que a sua campanha possa alcançar o maior número de usuários, considere a possibilidade de trabalhar com uma configuração de frequência baixa.

Campanhas de Resposta Direta

As campanhas de publicidade online com metas de resposta direta geralmente estão mais interessadas na geração de leads e/ou maximizar o seu retorno do investimento.

Se o seu objetivo principal de publicidade online é a resposta direta, as principais métricas que você precisa acompanhar de perto são:

  • Conversões: As Conversões são ações executadas pelos usuários em seu site, as quais você considera importantes para a sua empresa, como uma venda, o preenchimento de um formulário de contato, uma inscrição no seu boletim informativo, entre outras.
  • Custo/Conversão (CPA ou CPL): O Custo por Conversão consiste no cálculo “Custo (Investimento) / Conversões” que resulta no quanto você está pagando para gerar uma conversão. Essa métrica é mais utilizada por empresas que geram leads em seu site;
  • Valor da Conversão/Custo (ROI): O Retorno sobre Investimento consiste no cálculo “Valor da Conversão (Receita) / Custo (Investimento)” que resulta no quanto você está obtendo de retorno sobre o investimento. Essa métrica é mais utilizada por empresas que geram vendas em seu site (e-commerce).

Acompanhar as conversões e o valor das conversões em seu site é de vital importância para o sucesso das suas campanhas de publicidade com foco em resposta direta.

Obs.: Para que seja possível contabilizar conversões e/ou o valor das conversões, é necessário que o site de destino da campanha esteja devidamente tagueado.

Para finalizar, tenha em mente que tudo que se refere a campanhas de publicidade online com o Google Ads deve ser bem planejado e bem organizado, a fim de priorizar a qualidade e a relevância.

Espero que este artigo tenha ajudado sua empresa. Confira mais detalhes sobre conversões e o valor de cada conversão no artigo: Google Ads (Parte 4): As Conversões e o Valor de cada Conversão.


Autor: Jefferson de Baumont

Via: Roxane Baumont


e-Book Performance Digital

Já imaginou ter acesso aos principais processos e boas práticas utilizados por grandes agências de propaganda e marketing para planejamento, implementação, acompanhamento e apresentação de resultados de campanhas de Mídia Digital?