Google Ads (Parte 2): A Importância do Índice de Qualidade

Conteúdo Revisado e Atualizado em: 9 de julho de 2020

Dando continuidade à nossa sequência de artigos sobre o Google Ads, hoje vamos complementar o artigo anterior – “Google Ads (Parte 1): Estrutura da Conta” –, falando sobre a importância do índice de qualidade para o desempenho dos seus anúncios.

Cada uma das palavras-chave em suas listas de palavras-chave terá um índice de qualidade de 1 a 10. Quanto maior o número referente a cada uma delas, maior o índice de qualidade da mesma.

O primeiro passo é entender como o Google Ads calcula o índice de qualidade de cada uma das suas palavras-chave e para que serve o mesmo.

Para entender o índice de qualidade, é preciso conhecer os componentes que são levados em consideração pelo Google Ads para calculá-lo.

Os Componentes do Índice de Qualidade

Os principais componentes usados para calcular o índice de qualidade das suas palavras-chave são:

  1. A taxa de cliques (CTR) prevista para a palavra-chave em questão;
  2. A relevância do texto do anúncio;
  3. A experiência na página de destino do anúncio em questão.

Cada vez que um usuário faz uma pesquisa na página de buscas do Google, o sistema do Google Ads usa o índice de qualidade da sua palavra-chave, correspondente ao termo de pesquisa utilizado pelo usuário naquele momento, para calcular a relevância do seu anúncio e da página de destino do seu anúncio e, então, determinar se o seu anúncio entrará ou não nesse leilão.

Quanto mais relevantes forem seus anúncios e suas páginas de destino em relação às palavras-chave cadastradas nos grupos de anúncios das suas campanhas, maiores serão os índices de qualidade das suas palavras-chave.

Anúncios com índices de qualidade maiores normalmente resultarão em custos mais baixos e posições de anúncio melhores.

Dicas para otimizar o desempenho dos seus anúncios de texto na Rede de Pesquisa

Agora que você já entendeu como o índice de qualidade pode afetar o desempenho dos seus anúncios, aqui vão algumas dicas que podem ajudar sua empresa a obter melhores resultados na rede de pesquisa do Google, aumentando os índices de qualidade das suas palavras-chave.

1. Crie grupos de anúncios específicos em suas campanhas

Ao criar as suas campanhas de publicidade com o Google Ads, concentre-se em configurar os seus grupos de anúncio de maneira que cada um deles foque em um produto específico. Assim, você poderá criar anúncios e listas de palavras-chave mais relevantes para esses grupos de anúncios;

2. Seja simples e objetivo

Ao criar os seus textos de anúncios, use termos claros e descomplicados e pense nos aspectos que diferenciam a sua empresa dos seus concorrentes;

3. Escolha bem as suas palavras-chave

Ao criar suas listas de palavras-chave, tente utilizar termos que estejam diretamente ligados ao tema do seu grupo de anúncios e à página de destino do anúncio.

Neste item, vale fazer alguns comentários que poderão ajudá-lo ainda mais:

  • Em alguns casos, é aconselhável criar uma nova página no seu site para usar em determinado anúncio. Essa nova página deve ter um conteúdo de texto relevante para o anúncio e que contenha algumas das suas palavras-chave cadastradas no grupo de anúncios em questão;

  • Caso não seja possível realizar a criação de uma página nova para ser utilizada nos anúncios da campanha, considere a possibilidade de editar uma página do site já existente, adicionando textos relevantes para os usuários que pesquisam sobre o setor da sua empresa e, nesses textos, inclua termos importantes para a sua campanha, que você poderá adicionar às suas listas de palavras-chave;

  • Usar uma página de destino que não tem relação com o texto do anúncio e com as palavras-chave cadastradas no grupo de anúncios com certeza prejudicará o desempenho dos seus anúncios, e você gastará mais para obter algum resultado;

  • Além disso, você também pode usar o “Planejador de Palavras-chave” do Google Ads. Com ele, você pode pesquisar novas ideias de palavras-chave, receber previsões de tráfego para uma lista de palavras-chave, entre outros.

Obs.: As dicas acima são especialmente boas para campanhas configuradas para exibição na Rede de Pesquisa.

4. Crie vários anúncios de textos diferentes

Mais uma boa prática para ajudá-lo a obter melhores resultados em suas campanhas de exibição na Rede de Pesquisa é criar mais de um anúncio de texto para cada grupo de anúncios. Em cada um desses anúncios, você poderá incluir títulos e textos diferentes que estejam ligados a outras palavras-chave cadastradas em suas listas de palavras-chave, dentro desse grupo de anúncios.

  • Minha sugestão aqui é que você selecione pelo menos duas palavras-chave principais e, baseado nelas, crie pelo menos três anúncios de textos diferentes para cada um dos seus grupos de anúncios;
  • Em cada um dos títulos e textos desses anúncios, você poderá incluir uma dessas palavras-chave (cadastrada na lista de palavras-chave do respectivo grupo de anúncios). Isso tornará essas palavras-chave mais relevantes para o seu anúncio.

Para finalizar, tenha em mente que, para obter melhores resultados com suas campanhas e anúncios no Google Ads, é de extrema importância que a sua empresa invista em um profissional qualificado e que gaste o tempo que for necessário para construir uma estrutura da conta sólida e uma configuração das campanhas, dos grupos de anúncios e dos anúncios, sem ter pressa. Pois quanto maior a qualidade da configuração e da estrutura da sua conta, melhores serão os resultados, e você precisará gastar menos tempo reconfigurando as suas campanhas futuramente.

Espero que este artigo tenha ajudado a sua empresa. Confira, também, a terceira parte desta série de artigos sobre o Google Ads: Google Ads (Parte 3): Análise do desempenho das campanhas.


Autor: Jefferson de Baumont

Via: Roxane Baumont


e-Book Performance Digital

Já imaginou ter acesso aos principais processos e boas práticas utilizados por grandes agências de propaganda e marketing para planejamento, implementação, acompanhamento e apresentação de resultados de campanhas de Mídia Digital?