Google AdWords (Parte 1): A Estrutura da Conta

Google AdWords (Parte 1): A Estrutura da Conta

Se você trabalha com Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar do Google AdWords e, talvez, já tenha até usado essa ferramenta.

A partir de hoje, publicaremos alguns artigos que poderão ajudar a sua empresa a otimizar suas campanhas e obter mais visibilidade, com o mesmo investimento.

O primeiro ponto a ser descatado quando falamos sobre publicidade on-line no Google AdWords é que uma estrutura da conta bem montada e organizada é a principal ferramenta de otimização das campanhas.

 

O próprio Google, em seus artigos de ajuda, explica que a estrutura de uma conta no Google AdWords pode ser comparada com a estrutura de um edifício. Quanto mais bem estruturada e organizada for a construção do prédio, melhores serão os resultados e os riscos de desabamento e acidentes serão minimizados.

Mas como estruturar sua conta do Google AdWords? Aqui vão algumas dicas.

 

Suas campanhas devem ser um espelho do seu site:

A primeira coisa que deve ser levada em conta na criação de uma conta do Google AdWords é a estrutura. Ela deve ser um espelho do seu site, ou seja, você usará a estutura criada em seu site para dividir suas campanhas por temas. Por isso, antes de começar a criar suas campanhas de publicidade no Google AdWords, revise o seu site inteiro e confira se ele está bem estruturado, fácil de entender e de navegar, com um design agradável aos olhos e com mensagens claras para não confundir seus usuários (clientes em potencial).

Se você tem um e-commerce, por exemplo, pode usar as categorias de produtos do seu site para criar uma estrutura organizada da conta no Google AdWords.

Exemplo prático: digamos que você quer anunciar três produtos diferentes, como camisas sociais, calças sociais e sapatos sociais, todos para homens.

Você poderá estruturar sua conta criando uma campanha para camisas masculinas, outra campanha para calças masculinas e uma terceira campanha somente para sapatos masculinos.

Perceba que, no exemplo acima, as campanhas foram separadas por temas e não por gênero. Isso porque, no Google AdWords, quanto mais específicas forem as suas campanhas, mais qualificados serão seus cliques.

 

Grupos de anúncio:

Tendo separado suas campanhas por temas, agora você poderá se concentrar apenas em um tema específico ao criar seus grupos de anúncios.

Usando ainda o exemplo do e-commerce de roupas masculinas, agora você deverá criar os grupos de anúncios de cada uma das suas campanhas. Esse será um ponto muito importante para o sucesso das suas campanhas de publicidade, pois é no grupo de anúncios que você segmenta o seu público-alvo. Por isso, preste muita atenção ao dividir sua campanha em grupos de anúncio e ao criar suas listas de palavras-chave.

A dica que eu dou para a criação de grupos de anúncios é que você continue o refino do seu target, ou seja, dentro de cada uma das campanhas, que já está segmentada por tema/categoria, você crie subcategorias relacionadas aos temas das campanhas.

Exemplo prático: dentro da campanha de camisas masculinas, você poderá criar vários grupos de anúncios, como por exemplo: Grupo de Anúncios 1 – Camisas Sociais; Grupo de Anúncios 2 – Camisas Esporte Fino; e Grupo de Anúncios 3 – Camisas Polo.

Você pode perceber que, da campanha para o grupo de anúncios, cada um dos temas está entrando em um funil, ou seja, se tornando cada vez mais específico.

 

Os anúncios e as listas de palavras-chave:

Agora que você já criou suas campanhas por tema e seus grupos de anúncios por subtemas relacionados às respectivas campanhas, chegou a hora de criar seus anúncios de texto e suas listas de palavras-chave.

 

Alguns pontos importantes a serem levados em consideração ao criar seus anúncios:

  • A principal dica sobre criação de anúncios é: seus textos dos anúncios devem ser relevantes às páginas de destino dos anúncios. Isto é, ao criar seus anúncios de texto, direcione o seu público para a página do seu site que é mais relevante para o texto do anúncio que está sendo criado;
  • Crie vários anúncios de textos diferentes para cada grupo de anúncios que você já criou. Cada um deles terá um desempenho diferente e, com o tempo, você poderá fazer alterações em cada um deles, de acordo com o retorno que cada um deles estará revertendo para a sua empresa;
  • Use palavras-chave (de suas listas de palavras-chave) no texto do anúncio. Usar suas palavras-chave nos textos dos anúncios tornam seus anúncios ainda mais relevantes. Mas seja coerente! Não utilize palavras-chave no texto do anúncio apenas por usar, use apenas aquelas palavras-chave que realmente dão sentido ao texto do anúncio e, de preferência, que também estejam presentes na página de destino do seu anúncio em questão.

 

Alguns pontos importantes a serem levados em consideração ao criar suas listas de palavras-chave:

  • Procure não usar termos muito gerais. Exemplo: ainda na estrutura de conta do e-commerce de roupas masculinas, tente não usar o termo “Camisas”. Ao invés disso, use combinações de palavras um pouco mais específicas, como “Camisa Social”, “Camisas Sociais para homens”, “Camisa Social branca” ou “Camisa Social de diversos tamanhos”;
  • Use os Tipos de Correspondências de Palavras-Chave para refinar ainda mais as buscas que acionam seus anúncios;
  • Crie uma lista de palavras-chave negativas, que são os termos de pesquisa que você não quer que acionem os seus anúncios. No caso do exemplo que estamos usando neste artigo, algumas palavras-chave que você talvez queira negativar são “Camisa Feminina”, “Camiseta estampada” ou “Camiseta regata”.

 

Espero que este artigo tenha ajudado sua empresa a estruturar melhor a sua conta do Google AdWords. Confira, também, a segunda parte desta série de artigos sobre o Google AdWords: Google AdWords (Parte 2): A Importância do Índice de Qualidade.

 

Autor: Jeff de Baumont

Via: Roxane Baumont