Aprendendo Photoshop (Parte 2)

3. Quando não é adequado usar o Photoshop

Acredite, o Photoshop não foi projetado para fazer todos os tipos de trabalhos. Bem verdade que é um dos mais completos e, mesmo sem chegar a fazer com perfeição aquilo que não é seu foco, consegue fazer com alguma eficiência.

Você deve usar o Photoshop de diferentes modos para suas necessidade e, depois de ter criado tudo, deve seguir os métodos mais efetivos, usando seus devidos programas que cada trabalho pede, assim aplicando a imagem criada ou editada pelo Photoshop. Por exemplo, utilize outros programa para as seguintes finalidades:

Processamento de palavras (texto)

A maioria dos programas de processamento de texto permite que você adiciona suas imagens aos documentos criados neles. Embora o Photoshop se proponha a oferecer também a adição de texto para imagens, ele não suporta a edição de texto tão bem e não conseguiu lidar com o fluxo de texto de uma página para outra.

Por isso, o Photoshop é de extrema eficiência e válido na criação e edição de imagens e, após esse passo, indica-se o uso de outro programa para diagramar imagem e texto, assim como paginar, que sugerimos o Indesign, programa feito também pela Adobe, ou seja, se comunica perfeitamente com o Photoshop, assim como outros que serão necessários para completar seu trabalho de forma profissional.

Gráficos profissionais

O Phosothop não tem como foco esse tipo de funcionalidade, não chega a fazer gráficos e apresentações ruins, mas não oferece as melhores ferramentas para isso. Assim sendo, você certamente pode criar as melhores imagens no Photohop e depois utilizá-las em aplicações empresariais, como o PowerPoint e outros.

Layout da página

Aqui vamos falar de novo do famoso Adobe Indesign. Aplicativos como ele são muito melhores adaptados para a criação de brochuras, panfletos e documentos que são na maior parte textual. Você cria suas imagens com o Photoshop e depois importa as mesmas para a um programa de diagramação, como o Indesign.

Arte em vetores

Embora o Photoshop crie elementos vetoriais até com certa eficácia, o Adobe Illustrator é um aplicativo com melhor quesito nesse aspecto e ainda oferece as melhores opções e ferramentas para vetores. Com ele você pode criar trabalhos de publicidade e projetos vetoriais, panfletos, flyers, catazes e layouts de uma página que tem vários objetos de vetor. Outra proposta boa do Illustrator é a possibilidade de trabalhar com paginação, ou seja, é possível editar e criar várias páginas na sua tela.

4. Conhecendo um pouco mais sobre o Photoshop

O Photoshop é um software do pacote Creative Suite, da empresa Adobe Systems, que serve para editar e pintar imagens baseadas em pixels (também chamadas imagens matriciais), ideal para retocar fotografias, editar arquivos de imagem e criar arte-final de alta qualidade e com uma originalidade não encontrada nos demais concorrentes.

Apesar do Photoshop oferecer ferramentas para edição e criação de vetores, para tal finalidade a Adobe Systems tem um programa muito mais assertivo na área, o Adobe Illustrator.

Para completar a sequência, a Adobe Systems oferece também o programa de diagramação Adobe Indesign, que se propõe com muita eficiência na aplicação de textos, diagramação de páginas e fechamento de arquivos para impressão.

Esses três softwares são usados pelos profissionais da área de publicidade, propaganda, marketing, moda, arquitetura, confecção de logotipos, cartazes, banners, capas de revistas, materiais on-line e muito mais.


Autor: Davi de Baumont

Via: Roxane Baumont