Aprendendo Photoshop (Parte 1)

1- Introdução ao Photoshop

Uma imagem realmente vale mais que 1.000 palavras, e o Photoshop sugere que esta imagem pode trazer muito mais impacto e beleza do que uma imagem crua.

Atualmente estamos rodeados de imagens que são utilizadas para vender, educar, comunicar ou simplesmente para ser admiradas. E tudo isso só se consegue se as imagens forem boas o suficiente para transmitir as mensagens para qual foram criadas.

Nesse sentido, o aprendizado do Photoshop, ferramenta mais eficiente quando o assunto é imagem e manipulação da mesma, tem se tornado algo essencial para a edição e a criação de imagens e anúncios em geral. O Photoshop é predominantemente utilizado na apresentação de catálogos, folhetos, materiais impressos em geral, apresentação em vídeos, assim como em artes para a web. As imagens dificilmente são utilizadas na sua forma original obtidas diretamente de câmeras ou scanners.

Normalmente as imagens são tratadas por um programa em que serão editadas, e o Photoshop se apresenta como preferência no gênero, por ser o mais completo e eficaz, não somente na aplicação de efeitos, mas também para correção de cores, brilho, contraste, etc.

2- Quando usar o Photoshop

O Photoshop possui diversas ferramentas e efeitos que podem tanto trabalhar individualmente como em conjunto. A lista a seguir mostra as tarefas mais comuns em que o Photoshop é utilizado.

  • Correções de foto:  A força do Photoshop é a capacidade de corrigir imagens digitais, restaurar a cor original e a iluminação, assim como corrigir problemas introduzidos pelas câmeras e lentes.
  • Melhorias em foto: O Photoshop oferece também ferramentas que vão permitir melhorar suas fotos. Por exemplo, você pode aplicar um efeito como o Blur para suavizar um retrato ou usar um filtro de nitidez para remover o desfoque de movimentos ocorridos por algum dos elementos da foto. O Photoshop também remove imperfeições como arranhões e manchas de poeira sobre as imagens mais antigas.
  • Composições de foto: Um dos pontos fortes do Photoshop é a habilidade de combinar múltiplas imagens para criar uma única imagem. Um uso comum do Photoshop é pegar uma determinada tomada de imagem e colocá-la em outra. O Photoshop também permite a você mesclar várias fotos que foram tiradas e diferentes ângulos horizontais do mesmo local, transformando-os em uma única imagem panorâmica.
  • Efeitos artísticos: Um dos recursos mais interessantes no Photoshop é a eficiência com que ele aplica seus diferentes e incontáveis filtros, bem como possui suas ferramentas de transformação para aplicar efeitos artísticos nas imagens. A combinação de várias ferramentas com filtros variados no Photoshop significa que a única limitação que você tem com a adição de efeitos artísticos é a sua própria criatividade.
  • Pintura:  O Photoshop sempre foi excelente com pinturas, mas hoje em dia, além da grande capacidade do pincel molhado com diversos formatos e efeitos, o Photoshop é sem dúvida uma das melhores senão a melhor aplicação disponível para criar sua pintura digital. Os pincéis são integrados com muitas outras ferramentas e efeitos.
  • Criação de arte vetorial: O Photoshop hoje já faz vetores, uma oferta também do tão conhecido Illustrator. Isso permite uma criação mais livre, uma vez que o Photoshop tem uma gama gigantesca de outras utilidades para mesclar com a capacidade vetorial, pois com vetores não há perda de qualidade, redimensionando os elementos criados.
  • Adicionando texto em imagens: O Photoshop oferece ferramentas que permitem a você adicionar seus textos às imagens. O texto assim como os vetores são redimensionados sem perder qualidade, assim como também podem ser reformados e ajustados para fornecer alguns impressionantes efeitos visuais nas imagens.
  • Criação de imagens na web: Outra área que destaca o uso do Photoshop é na preparação e na edição de imagens para a web. O Photoshop fornece utilitários que permitem criar imagens rapidamente com formatos e tamanhos exatos, assim como cores adequadas às necessidade da web. O Photoshop também oferece inúmeras ferramentas para cortar imagens em seções clicáveis e grava o arquivo em formato HTML, como no e-mail MKT.
  • Preparação para impressão:  O Photoshop é um software muitas vezes usado para preparar imagens para impressões, convertendo para o modo de cor CMYK, acrescentando cores especiais e criando separações de cores.
  • Criação de objetos 3D: O Photoshop já está inclusive oferecendo com certa eficiência a criação e a manipulação de objetos 3D.
  • Adicionando texturas para objetos 3D: O Photoshop também permite a você aplicar suas texturas aos seus objetos 3D, utilizando-se filtros e técnicas de pintura.
  • Correções de vídeos: Assim como em modelagem 3D, o Photoshop não é o carro-chefe na criação de projetos de vídeos. No entanto, com a iluminação de cor do Photoshop e os efeitos de filtros, você pode aplicar com eficiência rapidamente para correções de vídeos e até mesmo adicionar alguns efeitos artísticos.
  • Animando imagens: Outra característica divertida do Photoshop é a capacidade de adicionar animação a suas imagens. Imagens animadas podem dar vida às páginas da web e permitir que você crie pequenos filmes,  inclusive com formatos leves, sendo mais aptos para a web.

Essas são apenas algumas simples aplicações do Photoshop. Iremos apresentar mais dicas. Fique ligado que em breve publicaremos mais sobre este assunto.

Confira a continuação deste artigo em Aprendendo Photoshop (Parte 2).


Autor: Davi de Baumont