Google Analytics: Métricas Mais Comuns

Se você está começando agora a usar o Google Analytics, talvez ainda não tenha tanta familiaridade com os nomes das métricas que você vê no painel.

Pensando nisso, disponibilizamos aqui um pequeno dicionário das principais métricas as quais você precisa dominar para começar a entender seus relatórios do Google Analytics. São elas:

Sessões

As sessões representam uma visita de um usuário ao site e contêm um grupo de interações de usuários com o seu site que ocorrem em um determinado período.

Usuários

Os usuários representam o número de visitates a determinado conteúdo/canal – ou quantidade de pessoas que visitaram.

Novos Usuários

Os novos usuários são a quantidade de pessoas que visitaram um canal ou conteúdo pela primeira vez; um usuário único pode visitar um site mais de uma vez. Por isso, a quantidade de usuários, geralmente, é maior do que o número de novos usuários.

Rejeições

Uma rejeição é uma sessão de página única no seu site. No Google Analytics, a rejeição é calculada especificamente como uma sessão que aciona uma solicitação única ao servidor.

Isso ocorre, por exemplo, quando um usuário abre uma única página do seu website e, em seguida, sai sem acionar outras solicitações ao servidor do Google Analytics durante essa sessão.

Taxa de Rejeição

Número de rejeições dividido pelo número de sessões.

Veja algumas dicas para minimizar a Taxa de Rejeição do seu site aqui.

Páginas/Sessões

As páginas/sessão representam a média de páginas visualizadas por um usuário dentro da mesma sessão.

Tempo Médio no Site

O tempo médio no site mostra uma média de tempo de permanência dos usuários no site.

Metas

As metas são ações que os usuários podem realizar no site, que são consideradas importantes para a empresa proprietária do site (também chamadas de Conversões de Meta).

Taxa de Conversão

Número de conversões de meta dividido pelo número de sessões.

O Google Analytics possui uma diversidade muito grande de relatórios e cada um deles contém uma grande variedade de dados (entre dimensões e métricas) que você pode analisar para otimizar suas campanhas de mídia digital e, também, a qualidade do seu site.

Para compreender os relatórios e dados do Google Analytics, o ponto de partida é ter “na ponta da língua” o significado de cada uma das métricas mencionadas acima.


Autor: Jefferson de Baumont

Via: Roxane Baumont


e-Book Performance Digital

Já imaginou ter acesso aos principais processos e boas práticas utilizados por grandes agências de propaganda e marketing para planejamento, implementação, acompanhamento e apresentação de resultados de campanhas de Mídia Digital?