Google AdWords (Parte 3): Análise do desempenho das campanhas

Google AdWords (Parte 3): Análise do desempenho das campanhas

Dicas para otimizar suas campanhas de publicidade on-line (Parte 3):

Neste artigo, vamos falar sobre um aspecto-chave – Como analisar o desempenho das suas campanhas de publicidade com o Google AdWords?

Leia também os nossos artigos anteriores sobre Google AdWords – Google AdWords (Parte 1): Estrutura da Conta; e Google AdWords (Parte 2): A Importância do Índice de Qualidade.

Antes de falar sobre o desempenho dos seus anúncios e campanhas, você precisa ter em mente os seus objetivos de publicidade on-line e de marketing digital. Não existe uma receita de bolo para a avaliação do desempenho das suas campanhas do Google AdWords. Cada empresa precisa avaliar se realmente está alcançando seus objetivos previamente determinados.

Os seus objetivos de marketing digital ou de publicidade on-line precisam ser estabelecidos antes mesmo de criar uma conta no Google AdWords, pois serão eles que determinarão como você irá configurar a sua conta e o que você pretende ao criar uma campanha de publicidade on-line.

Baseado em seus objetivos previamente definidos, selecionei algumas dicas que podem ajudar  sua empresa a entender melhor os seus dados e, a partir deles, fazer ou não alterações nas campanhas e nos anúncios.

Campanhas de Branding:

As campanhas de publicidade on-line com foco em Branding têm a meta de aumentar o reconhecimento e a visibilidade da marca.

Se o seu objetivo principal de publicidade on-line é o Branding, o Google AdWords disponibiliza alguns dados que podem ajudá-lo a avaliar se a sua campanha está realmente sendo um sucesso ou não. Entretanto, existe um dado que é especialmente bom para avaliar o desempenho de campanhas com objetivo de Branding:

  • As Impressões

Acompanhe de perto as impressões dos seus anúncios. Uma impressão é contabilizada em seus dados estatísticos de campanha, sempre que o seu anúncio é exibido, sendo ele clicado ou não. Acompanhar as impressões dos anúncios é importante para todos os tipos de campanha, independentemente dos seus objetivos, porém, em campanhas de Branding, as impressões são ainda mais importantes.

Campanhas de Resposta Direta:

As campanhas de publicidade on-line com metas de resposta direta geralmente estão mais interessadas em maximizar o seu retorno do investimento.

Se o seu objetivo principal de publicidade on-line é a resposta direta, aqui vai uma métrica que você deve acompanhar bem de perto:

  • Conversões

As conversões são ações executadas pelos usuários em seu site, as quais você considera importantes para a sua empresa, como uma venda, uma inscrição no seu  boletim informativo, entre outras.

Acompanhar as ações em seu site, que são importantes para a sua empresa, é de vital importância para o sucesso das suas campanhas de publicidade com foco em resposta direta.

Obs.: Para utilizar o acompanhamento de conversões, você precisa fazer uma configuração especial nas páginas que deseja acompanhar conversões, porém, você também pode vincular a sua conta do Google AdWords à sua conta do Google Analytics e importar as suas metas do Google Analytics para as suas campanhas do AdWords. Dessa forma, você poderá acompanhar as conversões de metas em cada um dos seus anúncios.

Para finalizar, tenha em mente que tudo que se refere a campanhas de publicidade on-line com o Google AdWords deve ser bem planejado e bem organizado, a fim de priorizar a qualidade e a relevância.

Espero que este artigo tenha ajudado sua empresa. Confira mais detalhes sobre conversões e o valor de cada conversão no artigo: Google AdWords (Parte 4): As Conversões e o Valor de cada Conversão.

Autor: Jeff de Baumont

Via: Roxane Baumont