Google AdWords (Parte 6): O potencial da Rede de Display do Google

Google AdWords (Parte 6): O potencial da Rede de Display do Google

 

Dicas para otimizar suas campanhas de publicidade on-line (Parte 6):

Se você já utiliza ou está pensando em começar a usar o Google AdWords para promover o seu negócio, não pode deixar de conferir o potencial da Rede de Display do Google.

Por meio de mais de 2 milhões de sites, você consegue alcançar o público certo, no momento certo, enquanto ele navega pela web. Exemplo: se você tem uma loja de artigos esportivos e está fazendo uma promoção de tênis de corrida, com a Rede de Display do Google você consegue alcançar pessoas com interesse em produtos do seu segmento enquanto eles acessam as páginas relacionadas a esportes ou não.

Além desse grande alcance, a Rede de Display também proporciona uma grande variedade de tipos de anúncios que vão desde um simples anúncio de texto até anúncios lightbox expansíveis que se engajam com seu público por vídeos ou galerias de fotos dos seus produtos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as formas de alcançar um público-alvo específico na Rede de Display que provavelmente não tenha conhecimento da sua marca ou produto se você utilizasse apenas a Rede de Pesquisa do Google para os seus anúncios.

Obs.: A Rede de Pesquisa do Google é uma excelente ferramenta para divulgação e vendas da sua empresa, porém, se você criar campanhas de publicidade on-line na Rede de Pesquisa e outra campanha de exibição em Display, poderá alcançar pessoas que provavelmente não alcançaria por intermédio da Rede de Pesquisa do Google.

 

As segmentações da Rede de Display

Assim como na Rede de Pesquisa do Google, a Rede de Display dispõe de segmentação por meio de palavras-chave.  Entretanto, existem outros métodos de segmentação que podem ser mais interessantes para os objetivos de marketing da sua empresa e é neles que vamos focar neste artigo.

 

Segmentação por Canal:

Na Segmentação por Canal, você pode selecionar sites, blogs e até o YouTube para exibir seus anúncios.

Esta segmentação é uma ótima opção se você já conhece o seu público-alvo e sabe em quais sites eles geralmente navegam.  Exemplo: usando ainda o exemplo acima, de uma loja de artigos esportivos, com a Segmentação por Canal você pode exibir seus anúncios sobre a promoção de seus tênis para corrida em sites específicos de esportes, atletismo, corrida de rua, saúde e bem-estar, entre outros. Neste método de segmentação, você mesmo inclui o URL dos sites em que deseja veicular seus anúncios.

 

Segmentação por Tópico:

A Segmentação por Tópico é semelhante à segmentação por palavras-chave, porém, com os Tópicos você não precisa criar listas de palavras-chave.

Você seleciona os Tópicos mais interessantes para sua campanha e o Google AdWords analisa o conteúdo e o tema centrais de cada página na web para determinar onde seus anúncios serão exibidos.

Usando novamente o exemplo da loja de artigos esportivos, você pode usar a Segmentação por Tópico para exibir seus anúncios sobre a promoção de tênis de corrida em páginas da web que tenham o conteúdo e o tema centrais sobre atletismo, corrida e caminhada, entre outros. Usar a Segmentação por Tópicos é uma boa alternativa se você não quer ter o trabalho de criar uma lista de sites como seria necessário na Segmentação por Canais e, também, se você não quer limitar a exibição dos seus anúncios apenas àqueles sites predeterminados.

 

Segmentação Demográfica:

Com a Segmentação Demográfica, você pode segmentar a exibição dos seus anúncios para um público-alvo ainda mais específico, determinando sexo, idade e status parental (com filhos, sem filhos ou desconhecido).

As informações demográficas são coletadas pelos cookies armazenados nos navegadores de cada usuário na web, com base nos sites em que as pessoas acessam.

Esse método de segmentação pode ser muito útil se você deseja alcançar uma faixa etária específica ou se a sua campanha é voltada apenas para um gênero, como mulheres, por exemplo.

 

Segmentação por Interesses e Remarketing:

Nesta opção de segmentação, você consegue configurar a exibição de seus anúncios a pessoas com Interesses relacionados ao seu produto ou serviço ou fazer o Remarketing para pessoas que já acessaram o seu site, seu canal no YouTube ou listas de e-mail de clientes.

Em Interesses – você tem duas opções: Público-Alvo de Afinidade (pessoas com interesses em determinados assuntos a longo prazo, por exemplo, fãs de esportes); e Público-Alvo no Mercado (pessoas que estão pesquisando e comparando ativamente determinados produtos ou serviços). Cada uma dessas opções tem a sua particularidade.

Se a sua meta é ampliar o número de vendas com campanhas de resposta direta, provavelmente a melhor opção para a segmentação no seu caso seja a Segmentação de Público-Alvo no Mercado. Todavia, se o seu objetivo de marketing é o branding, talvez seja melhor optar pela Segmentação de Público-Alvo de Afinidade.

Semelhante à Segmentação Demográfica, para exibir anúncios de acordo com os interesses, o Google usa os cookies e mede a frequência com que as pessoas acessam sites de determinados assuntos, entre outros fatores.

Em Remarketing: você pode alcançar pessoas que já acessaram o seu site e ainda não concluíram uma conversão. Por exemplo: ainda no caso da loja de artigos esportivos, se um usuário acessa o seu site, navega por ele e sai sem comprar nada. Você pode exibir seus anúncios para esse mesmo usuário enquanto ele acessa outros sites que não estão relacionados a esportes, como sites de notícias, por exemplo.

 

Dicas para configurar segmentações na Rede de Display:

Se você estiver configurando as segmentações para seus grupos de anúncios na Rede de Display, tenha em mente que, se você adicionar mais de um método de segmentação como “Segmentação e Lance”, seus anúncios só serão exibidos em páginas que estejam de acordo com todos os métodos configurados. Exemplo: se você configurar o método de Segmentação de Tópico “Esportes” e também incluir o métoco de Segmentação de “Palavras-chave”, ambos com opção “Segmentação e Lance”, seus anúncios só serão exibidos quando os dois métodos de segmentação corresponderem. Isso provavelmente irá limitar a exibição dos seus anúncios e você poderá perder impressões importantes.

Para que isso não aconteça, selecione apenas um método de segmentação como “Segmentação e Lance” e, para os demais, adicione a opção “Somente Lance”.

Para ajudar na elaboração da sua segmentação, o Google AdWords disponibiliza um gráfico ao lado das segmentações que você está configurando. Esse gráfico é apenas uma estimativa do número de impressões disponíveis por semana para a segmentação que você está configurando, mas o número de impressões que os seus anúncios receberão vai depender de outros fatores, como a concorrência no leilão, entre outros fatores. Mesmo sendo apenas uma estimativa, esse gráfico o ajuda a ter uma visão da amplitude que a Rede de Display disponibiliza para os anunciantes. Com ele, você pode verificar o que foi descrito acima, ou seja, quanto mais métodos de segmentações você adicionar com a opção “Segmentação e lance”, menor será a estimativa de impressões.

 

Dicas para configurar uma nova campanha na Rede de Display:

Se você está criando sua primeira campanha na Rede de Display ou uma nova campanha para um novo produto que a sua empresa está lançando no mercado, convém utilizar o Planejador da Rede de Display para ajudá-lo a planejar sua campanha.

O Planejador da Rede de Display (Display Planner), irá ajuda-lo a identificar sites para veiculação dos seus anúncios por meio de uma frase, um tema, o URL de destino do seu anúncio, entre outros

Com o Planejador da Rede de Display, você consegue ter uma estimativa de impressões semanais disponíveis para o termo selecionado ou encontrar sites relevantes específicos para exibir seus anúncios.

Dentro do Planejador da Rede de Display, existem várias formas de pesquisa que podem ser úteis para planejar suas campanhas de exibição em Display. Cada uma delas tem suas particularidades e pode auxiliá-lo de diferentes formas. Vale a pena fazer um teste e começar a planejar melhor suas campanhas com essa ferramenta gratuita do Google AdWords.

 

A Rede de Display do Google é uma ferramenta excelente para veicular suas campanhas de publicidade on-line e, por isso, existe uma variedade enorme de detalhes que deve ser considerada e analisada antes, durante e depois da finalização de uma campanha. Se quiser compreender a fundo como a Rede de Display do Google funciona, confira o artigo – “Sobre a Rede de Display do Google”.

 

Confira, também, o artigo: Google AdWords (Parte 7): Publicidade em vídeo.

 

 

Autor: Jeff de Baumont

Via: Roxane Baumont