TOMILHO

Publicações Relacionadas

Tomilho (Thymus vulgaris), conhecido como tomilho comum, é originário da região mediterrânea, crescendo em abundância e é muito utilizado na culinária dos países daquela região.

Atualmente, também é cultivado na França, Portugal, Estados Unidos e Espanha. É uma planta que se desenvolve melhor em climas temperados quentes, temperados e subtropicais.

FOLHAS e FLORES

O aproveitamento do tomilho é de suas folhas e flores. Sua coloração é sempre verde, atingindo a altura entre 10 e 50 cm, com inúmeros ramos lenhosos, retos e compactos. As flores têm as colorações brancas ou lilases-rosadas, púrpuras ou rosadas-esbranquiçadas. E que surgem durante os meses de março, abril e maio.

CARACTERÍSTICAS

O aroma do tomilho é sutil e muito seco, sendo uma das ervas e especiarias mais aromática. O sabor é meio adocicado e terroso, com um leve toque mentolado. Pode ser usado com outros temperos nos pratos da culinária, realçando os sabores, sem ter dominância sobre os demais.

O tomilho possui flavonoides, compostos fenólicos, mucilagens, saponinas, taninos, vitaminas B1 e C, elementos minerais e cafeico. Seu óleo essencial é rico em timol e carvacrol.

USOS

Culinária: em pizzas, molhos de tomate, molho bolonhesa, frango assado, batatas, massas, risotos, peixes, carne de porco, pães e outros.

Medicinal: estimulantes, balsâmicos, antissépticos, cicatrizantes, antioxidantes, contra infecções das vias respiratórias superiores (bronquite, catarros, tosse) e em tratamentos de úlceras estomacais. Ainda é ótimo como desinfetante, cicatrizante, para banhos tonificantes, em pomadas e loções.

Perfumaria: é amplamente usado para a confecção de perfumes, loções, sabonetes, óleos e no preparo de inúmeros produtos de beleza (cosméticos).


Confira mais receitas aqui.