Juliano Neto – Cantor e Compositor

Juliano Neto – Cantor e Compositor

 

Juliano Neto – Cantor e Compositor

 

Cantor, compositor e violonista, Juliano Neto como muitos aprendeu a tocar por mera curiosidade juvenil e, da mesma forma com que descobriu sua afinidade musical ao tocar um violão pela primeira vez, também descobriu sua joia mais preciosa: “A Arte de Compor”.

Por ter sido um adolescente engajado e sempre comprometido com a religião, cresceu aprendendo e experimentando por meio da influência musical miscigenosa da música sacra, ritmos, melodias e técnicas musicais que até hoje regem sua criatividade na hora de compor.

Mas somente no ano de 2000, por meio de sua participação no Festival Cultural de Guarulhos, pode ter a experiência de subir ao palco, cantando e tocando uma de suas composições ao lado de Diego Lisboa (saxofone) e Fernando Nascimento (contrabaixo), além de outros músicos na época.

Após essa experiência fantástica, que por muitos presentes fora elogiada, iniciou seus estudos musicais no Conservatório Municipal de Música de Guarulhos durante o período de 2000 a 2004, no qual também desenvolveu e ampliou seus conhecimentos e técnicas musicais, tendo como referência o professor e compositor de música erudita João Argolo.

Depois da fase de aprimoramento conceitual e prático na área da música, o mesmo pode continuar criando e compondo, agora de forma mais crítica e regrada, trazendo às suas composições maior qualidade harmônica e melódica.

Entre 2005 e 2007, cursou e formou-se em Licenciatura Plena em Matemática, período pelo qual se abdicou parcialmente da essência de compor de forma livre e espontânea e, por necessidade acadêmica, aprendeu a desenvolver composições direcionadas.

Ainda em 2007 junto com Diego Lisboa (saxofone e flauta transversal), Fernando Nascimento (baixo acústico) e Jorge (pandeiro), desenvolveu um estudo de chorinho que deu origem ao grupo FeJuDiJô, que chegou a fazer algumas apresentações até sua extinção no ano seguinte.

Durante 2009 e 2010, fez parte do projeto “Noites Autorais”, que reuniu nesse período vários artistas da cidade de variados segmentos culturais (teatro, poesia, música), com o objetivo de apresentar e divulgar seus trabalhos autorais. Assim sendo, teve a oportunidade de conhecer e desenvolver parcerias com vários cantores e compositores da cidade de Guarulhos.

No final de 2009, apresentou no Instituto Cultural “Casa dos Cordéis” seu primeiro show autoral, intitulado: “Composições”, com direção de Bosco Maciel e participação e produção musical de Diego Lisboa (saxofone e flauta transversal), além de Fernando Nascimento (contrabaixo), José Júnior (percussão), Luiz Henrique (cajon) e participação especial de Rodolfo da dupla sertaneja Ventura e MonteNegro.

No ano de 2010, recebeu o convite de André Soul e Meyson Vieira para desenvolverem juntos o projeto “MPB de Cara Nova”, com o intuito de realizar um show musical que apresentasse ao público a mistura de estilos e ritmos brasileiros, por meio da releitura de algumas músicas já consagradas e também de suas próprias músicas.

A parceria entre os três compositores deu tão certo que, durante o show realizado em novembro de 2010 na Biblioteca Municipal de Guarulhos, os mesmos resolveram transformar essa parceria em um projeto maior, dando continuidade à junção pela criação da Banda “Elemento Som”, que em 2011 realizou diversas apresentações, tendo como destaque as apresentações realizadas na Casa dos Cordéis no meses de abril e julho, nos dias 27 pelo Projeto Intervalo Cultural no Palco do Calçadão da Dom Pedro e, no dia 30, no Teatro Adamastor Pimentas pelo projeto “Cessão de Espaço”, ambos projetos da Secretaria de Cultura de Guarulhos.

No mês de setembro de 2011, Juliano Neto realizou seu primeiro grande show musical solo, intitulado “Composições”, que contou com a participação especial de vários artistas da cidade, como Marcos Robson, Rubens Mello, André Soul, a dupla Sertaneja Ventura e MonteNegro e o Padre Edson, presidente da Renovação Carismática de Guarulhos.

Em 2012, realizou mais um grande show musical, agora no Teatro Municipal de Guarulhos – Adamastor, repleto de surpressas e muita musicalidade no ar. Nesse evento, contou com a participação de alguns artistas da cidade. como Ricardo Dutra do Conjunto Folclórico “Romanço”, Rubens Mello, José Ricardo do Conjunto Instrumental de Cordas “Origens” e a Cia. de Dança “Metades”.

E no ano de 2013, manteve a sequência de shows autorais realizando em novembro de 2013, no Salão de Artes do Teatro Adamastor – Centro, nova apresentação de forma mais intimista e simplória.

Em março deste ano, se propôs a realizar a gravação de seu primeiro single no Estúdio Guidon, o qual fora utilizado como base para seu primeiro videoclipe, lançado no mês de maio. Esse videoclipe “O País do Futebol – Cadê o Brasil” faz menção a uma crítica esperançosa dos mundos paralelos vividos entre nossa sociedade, seus problemas e o futebol-arte, sua escassez e os seus dilemas.

Confira um pouco do material divulgado pelo Juliano Neto pela imprensa:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Quer saber mais sobre o Juliano e sua carreira? Acesse o site oficial do músico: julianoneto.com

Acompanhe, também, sua página no Facebook: Juliano Neto no Facebook