ALECRIM

Rosamarinus officinalis é o nome científico do alecrim, um componente muito utilizado na culinária mundial e em outros setores.

Por possuir flavanoides, é um grande e poderoso elemento de ação antioxidante. Com isso, fortalece os vasos sanguíneos e combate poderosamnete inflamações de diversas naturezas. É um aliado contra o câncer, a aterioesclerose e diversas doenças crônicas.

Além dos falvanoides, possui ainda diosmina, diosmetina, genkwanina e apigenina. A diosmina é um fortalecedor dos vasos sanguíneos. A diosmetina pode proteger contra o envelhecimento precoce e contra lesões retinais, assim como tem ação sobre alguns tipos de cânceres. A genkwanina ativa o processo de produção do colágeno, evitando assim a formação de rugas. E a apigenina inibe o crescimento de células cancerosas do pâncreas.

O alecrim ainda contém ácido rosmarínico, que possui propriedades anti-inflamatórias e aintioxidantes.

Já o extrato de alecrim tem propriedades antivirais, excelente por seu efeito benéfico.

Uso cosmético 

  1. Na recuperação de fios finos e quabradiços do cabelo;
  2. Na produção de sabonetes, shampoos, cremes, hidratantes, produtos de maquiagem;
  3. O óleo essencial de alecrim vem sendo utilizado em produtos cosméticos e de conservação; 
  4. No cuidado com o couro cabeludo, principalmente como ação tônica ou na recuperação dos folículos;
  5. Se você sofre de eczema, dermatite ou acne, o óleo essencial de alecrim oferece propriedades antimicrobianas e antissépticas. Para tanto, basta usar regularmente um creme ou uma loção que contenha óleo de alecrim. Isso irá hidratar a pele e remover o excesso de oleosidade. 

Uso culinário

  1. O alecrim pode ser usado na culinária tanto fresco quanto seco, ou até em pó;
  2. Todos os tipos de carnes, desde bovina até peixes, ficam com sabor realçado se for usado o alecrim no seu preparo;
  3. Nas saladas simples ou mais sofisticadas, também é um ingrediente muito apreciado, principalmente em saladas de batata;
  4. Seu uso em pães, doces e salgados também segue um padrão muito difundido atualmente, pois o sabor fica muito mais realçado e estimulante.