Pastel de Belém

Pastel de Belém

 

Pastel de Belém (ou de nata) é um doce de ovos que faz muito sucesso em Portugal e, também, no Brasil.

Embora possamos encontrar os pastéis de Belém (ou de nata) em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa.

 

Conheça um pouco mais da história do doce:

Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerônimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda uns pastéis de nata. Nessa época, Belém e Lisboa eram duas localidades distintas, com acesso apenas por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerônimos e da Torre de Belém atraía inúmeros turistas que contribuíram para difundir os pastéis de Belém.

Em 1834, o mosteiro fechou em razão da revolução liberal de 1820. O pasteleiro do convento decidiu vender a receita ao empresário português vindo do Brasil, o sr. Domingos Rafael Alves.

Atualmente, na maioria dos cafés de Portugal é possível comprar pastéis de nata, de fabricação própria, mas apenas os originais podem ser denominados pastéis de Belém.

Em 2011 o pastel de Belém foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

 

Pastel de Belém em São Paulo

Na cidade de São Paulo, encontramos diversos distribuidores de pastéis de Belém, porém, um deles se destaca por sua receita vinda diretamente de Portugal: o Brandão Pastel de Belém.

O nome já diz tudo – a especialidade do produtor é fazer e distribuir os melhores pastéis de Belém para a sua clientela.

A receita tradicional da família portuguesa  surpreende pelo sabor e leveza, com ingredientes de qualidade e fabricação artesanal.

 

Diariamente são distribuídos nas padarias parceiras, antes mesmo do sol raiar. Isso garante que os pastéis estejam sempre fresquinhos e saborosos nos cafés da manhã dos paulistanos.

“Nossa preocupação é com a qualidade”, diz Ronan Brandão, sócio-fundador do empreendimento. “Todos os dias nossa equipe começa bem cedo, por volta das 2 horas da madrugada, para garantir que os pasteizinhos sejam entregues antes do horário de maior movimento nas padarias, garantindo que os clientes saboreiem um produto de grande qualidade”, complementa Ronan.

 

A receita do Ronan Brandão é uma receita de família e seus segredos não são revelados.  No entanto, você encontra os pasteizinhos do Brandão Pastel de Belém nas seguintes padarias da capital paulista:

Bairro – Brooklin

Padarias: Danielle, Iracema Pães e Doces e Padaria Manhattan

 

Bairro – Chácara Santo Antônio

Padaria: Flor das Américas

 

Bairro – Campo Belo

Padaria: A Trigueira

 

Bairro – Moema

Padarias: Maria Filó, Boston Bakery, Santa Micaela Pães e Doces e Orquídea dos Pássaros

 

Bairro – Itaim Bibi

Padarias: Padaria e Restaurante Mondego e Empório Itaim

 

Bairro – Jardins

Padarias: Pães e Doces Caconde, Santa Etienne, Violeta Bar e Restaurante e Recanto Doce

 

Bairro – Vila Mariana

Padaria: Pérola

 

Bairro – Vila Mascote

Padarias: Nova Pérola e Recanto da Mascote

 

Bairro – Cidade Dutra (Interlagos)

Padarias: Estrela e Bandeirantes

 

Confira algumas fotos de dar água na boca:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Quer saber mais sobre o Brandão Pastel de Belém?

Acesse a página oficial no Facebook: facebook.com/brandaopasteldebelem

Ou entre em contato:

e-mail: genuinopasteldebelem@hotmail.com

Tel.: (11) 9.7742-2413

 

 

Autor: Jeff de Baumont

Via: Roxane Baumont