Louro

Nativa do Mediterrâneo, a folha de louro (Laurus nobilis) é um condimento natural largamente usada na gastronomia, realçando e dando um aroma diferenciado a cada prato.

Origem

A Laurus nobilis vem sendo utilizada por gregos e romanos desde os tempos remotos, tanto para fins medicinais quanto gastronômicos.

O louro tem sua simbologia de eternidade, uma vez que permanece verde pelo inverno todo.

Tem-se notícia que começou seu cultivo na cidade de Cirene, que foi uma colônia grega onde hoje é a atual Líbia.

Seu valor era muito alto naquele período, equivalendo a ouro e sendo oferecido como prêmio. Tanto que os vencedores das Olimpíadas gregas recebiam a coroa de louros, simbolizando uma glória suprema que definia a alma grega.

Também sabemos que é produzido atualmente em Portugal continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Valor nutricional

As folhas de louro são ricas em vitaminas A e C, assim como possuem elementos extremamente benéficos à saúde: cobre, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês e selênio. Ainda contêm óleos voláteis, como o mirceno, que é usado em perfumaria. E fitoquímicos essenciais, que são substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças.

Benefícios

  1. Redução da glicose, do colesterol e dos triglicerídeos no sangue, mantendo o controle do diabetes tipo 2 e auxiliando no bom funcionamento do coração.
  2. As folhas de louro combatem a flatulência e a azia, cooperando com a digestão estomacal. Além disso, aliviam distúrbios como a constipação e o refluxo ácido.
  3. Os fitonutrientes, como rutina, salicilatos e ácido cafeico, que estão nas folhas de louro, protegem contra derrames e ataques cardíacos.
  4. As folhas de louro também são indicadas no caso de infecções, gripes e resfriados. E é excelente para diminuir a febre.
  5. Com a extração do óleo, as folhas de louro produzem ação anti-inflamatória, auxiliando no relaxamento de dores provenientes de artrite, reumatismo, distensões e entorses.
  6. O ácido cafeico que as folhas de louro possuem, aliado à quercetina, à catequina e ao euganol, vem a proteger o organismo contra alguns tipos de câncer.
  7. Para a redução de corrimento vaginal e para regularizar a menstruação, as folhas de louro são muito bem-sucedidas.
  8. No tratamento de problemas renais, como pedras e infecções, o uso das folhas de louro é ainda utilizado com grandes resultados.
  9. As folhas de louro têm sua relevância para combater a caspa e evitar a queda de cabelo.
  10. Na hora de dormir, para quem tem dificuldade, consumir algumas folhas de louro é o bastante para manter o sono sereno e contínuo.
  11. Há ainda o emprego das folhas de louro como repelente de insetos. No caso de picadas ou mordidas, pode-se esmagar algumas folhas misturadas ao óleo de louro e, em seguida, aplicar no local afetado.
  12. O chá das folhas de louro é muito recomendado para quem sofre de dores de cabeça e enxaquecas.
  13. As folhas de louro servem com eficácia para o controle de piolhos, usando-se as folhas esmagadas e imersas em água fervente; após isso feito, é necessário deixar esfriar, coar e aplicar no cabelo, deixando por 3 a 4 horas. Depois, basta lavar o cabelo.

Gastronomia

Tanto as folhas de louro como o pó de louro são empregados na gastronomia.

Alguns pratos em que podemos empregar um ou outro:

  • Frango assado com folhas de louro.
  • Lombo de porco assado com louro em pó.
  • Arroz supremo com folhas de louro e cenoura ralada.
  • Talharim com azeite e louro em pó.
  • Pêssego chamuscado com creme de folhas de louro.
  • Feijão preto com alho e folhas de louro.
  • Maminha assada com folhas de louro e bacon.
  • Carne de panela com legumes e louro em pó.
  • Sopa de feijão com folhas de louro.

Veja uma receita básica que usa louro em pó para adicionar a seus pratos favoritos:

Tempero funcional*: um tempero delicioso que pode ser utilizado em todos os tipos de pratos – de carnes a molhos, saladas e até mesmo feijão e arroz. Coloque a hortelã, a sálvia, o alecrim, o alho, a cebolinha e a cebola desidratados, orégano, açafrão, pimenta, cheiro-verde, páprica doce e louro no liquidificador e bata.