Depressão

Depressão

 

Por Erika Cerda Dunder, Psicóloga

Depressão é uma doença como outra qualquer. Deve ser tratada com remédio e psicoterapia.

É necessário enfrentar preconceitos e olhar a depressão como uma doença que, se diagnosticada e tratada, em pouco tempo os sintomas já desaparecem, porém, os medicamentos e a psicoterapia devem ser mantidos até que os profissionais deem altaao paciente.

O melhor profissional para diagnosticar a depressão é o médico psiquiatra. O tratamento geralmente é de, no mínimo, 1 ano.

 

Muitas pessoas, pelo preconceito e por não aceitarem o tratamento, demoram muito mais tempo para melhorar. Por isso, é necessário buscar informações com profissionais e partilhar o que sente com pessoas próximas que também passaram pela depressão. Quanto mais informações, melhor a aceitação da doença.

Não é um bicho de 7 cabeças. É melhor observar a depressão como um momento de vida que precisa ser acompanhado com carinho e cuidado. Aceitar sua condição já é 50% do caminho.

 

Estar deprimido é diferente de estar depressivo – Estar deprimido geralmente tem um motivo, seja por mau humor do dia, seja por algum aborrecimento. Geralmente dura poucos dias e uma viagem, um passeio ou um simples lazer já resolve. Estar depressivo inicia igual ao estar deprimido, porém, dura mais tempo e um lazer pode aliviar, mas não trata o problema e o estado depressivo é constante, não passa.

 

Alguns sintomas da depressão:

– Tristeza sem motivo

– Dores que não passam (estômago, cabeça, garganta, muscular)

– Diarreia

– Intolerância

– Choro em excesso

– Pessimismo

– Isolamento no trabalho, na família e nos círculos sociais

– Baixa autoestima

– Falta ou excesso de apetite

– Perda da libido ou diminuição do desejo sexual

– Sensação de culpa constante

 

Se faz sentido para você ou se encaixa a alguém da sua família, busque mais informações: procure um médico psiquiatra e/ou um psicólogo.

 

 

Texto: Erika Cerda Dunder – CRP 06/75943 – Psicóloga Clínica – Atendimento em SCSul

Contatos: (11) 98306-7107 / (11) 4228-3230

Acompanhe também a página oficial da Erika Dunder no Facebook: facebook.com/erikadunder