Sorocaba

Sorocaba

 

Cidade de Sorocaba

Sorocaba é um município brasileiro da Região Metropolitana de Sorocaba, da Mesorregião Macrometropolitana Paulista e da Microrregião de Sorocaba, no Estado de São Paulo. É a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de 637.187 habitantes (IBGE/2014) sendo, portanto, uma capital regional.

Ao longo dos últimos 12 anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das dez cidades mais bonitas do Estado paulista.

Atualmente, Sorocana é a quinta maior cidade em desenvolvimento econômico do Estado e sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB de R$ 16,12 bilhões ao ano. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo que mais de 2.000 delas são do setor industrial.

A cidade localiza-se a 87 km de distância da capital do Estado. As principais rodovias são a Castelo Branco (SP-280) e a Raposo Tavares (SP-270). É atravessada pelo Rio Sorocaba, afluente da margem esquerda do Rio Tietê.

 

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)

A RMS inclui 26 municípios que juntos têm um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 47,4 bilhões, 3,5% do PIB estadual:

Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

 

Quem visita Sorocaba não pode deixar de conhecer o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, inaugurado em 20 de outubro de 1968, reconhecido nacional e internacionalmente pelos trabalhos que desenvolve nas áreas de pesquisas científicas, conservacionismo, preservacionismo e educação ambiental, tendo a classificação “A”, a mais alta outorgada pelo Ibama. Seu interior abrange uma faixa de Mata Atlântica de transição em estágio secundário, um lago, o Museu Histórico Sorocabano e abrigava em 1992, segundo levantamento feito pela Sociedade de Zoológicos do Brasil, um total de 1.487 espécimes de 353 espécies entre mamíferos, aves e répteis, sendo 70% pertencentes à fauna brasileira, possuindo, dentre elas, 36 espécies ameaçadas de extinção.

A cidade de Sorocaba dispõe de vários quilômetros de ciclovias, o que facilita o transporte do sorocabano. Porém, engana-se quem pensa que a cidade de Sorocaba é uma cidade exclusivamente industrial. Além do Zoológico Municipal há também uma variedade de atrações para o entretenimento, gastronomia e boemia.

 

Há muitos parques abertos ao público, igrejas históricas, monumentos, museus, mausoléus e memoriais, oito centros comerciais (Iguatemi Esplanada, Sorocaba Shopping, Shopping Granja Olga, Shopping Panorâmico, Villaggio Shopping, Plaza Shopping Itavuvu, Pátio Cianê Shopping e Shopping Cidade Sorocaba), 12 grandes hipermercados, spas e muito mais.

A vida noturna na cidade é agitada e conta com diversas opções, como apresentações teatrais, cinemas, nightclubs, bares e restaurantes, sendo alguns de cozinha internacional.

 

Se você ainda não conhece a cidade de Sorocaba, confira abaixo algumas fotos e não deixe de visitar:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Fotos amadoras via Jeff Baumont

Artigo via Roxane Baumont