ORÉGANO

O orégano ou oregão (Origanum vulgare) é também chamado de manjerona selvagem. É uma planta perene e altamente difundida mundialmente por seu sabor se sobressair a outros ingredientes mais leves da culinária.

ORIGEM

Originário do Mediterrâneo, principalmente dos países que o circundam, a folha é altamente nutritiva e versátil.

Também é muito comum ser encontrado nas montanhas da região Sul da Europa, em bosques secos, exalando seu aroma forte a boas distâncias. Também é cultivado na Grã-Bretanha e na Ásia ocidental. Por isso, vem sendo apreciado desde séculos atrás por ser de bom manuseio e cultivo.

O orégano necessita de altas atitudes, em torno de 2.000 m. Mas pode adaptar-se a outros terrenos onde pode ser facilitado o seu cultivo. O solo necessita ficar úmido, porém, não encharcado, observando-se que haja a rega quando o solo for mais seco.

No Brasil, vem sido plantado nas regiões Sul e Sudeste por serem as mais apropriadas, de acordo com sua aclimatização.

NUTRIENTES

Como tempero, o orégano é um elemento indispensável em todas as cozinhas ao redor do mundo.

Pode ser encontrado fresco, seco e na forma de óleo essencial. Seja qual for o consumo, produz excelentes resultados no nosso organismo. Seus nutrientes encontrados são as vitaminas A, C, K e do complexo B; ainda possui minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio, cobre e manganês; ômega 3; e polifenóis – de 60 a 80% do óleo de orégano é composto de carvacrol, enquanto outros 5% são formados pelo timol, dois polifenóis que conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso.

BENEFÍCIOS

  1. Ajuda a perder peso: por causa do carvacrol, que ajuda a diminuir a inflamação dos tecidos adiposos.
  2. Diminui inflamações e dores musculares: o óleo de orégano pode ser aplicado sobre a pele, reduzindo dores musculares.
  3. Combate organismos nocivos à saúde: o orégano é ótimo fungicida e bactericida.
  4. Equilibra o período menstrual, inclusive prevenindo a menopausa precoce.
  5. Fortelece o sistema imunológico: é excelente e poderoso contra o vírus da gripe.
  6. Recupera a digestão: na forma de óleo, o orégano estimula a secreção da bile pelo fígado, dessa forma facilitando a digestão das gorduras.
  7. Previne contra o câncer: por suas propriedades antibactericidas e anti-inflamatórias, ajuda a diminuir o avanço de certos cânceres, como o de mama e o de próstata.
  8. Combate a asma: terpenos, flavanoides e carvacrol são elementos purificadores do pulmão, agindo diretamente no trato respiratório e limpando os brônquios, dando alívio sobre a respiração durante um ataque de asma.
  9. Agente antioxidante: como elemento ativo de antioxidantes, o orégano age contra os radicais livres que dificultam o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, é tão saudável consumi-lo para evitar também o envelhecimento precoce da pele, ajudando a suavizar as linhas de expressão, as rugas e as manchas que aparecem no decorrer da idade.