Google Ads (Parte 1): A Estrutura da Conta

Conteúdo Revisado e Atualizado em: 9 de julho de 2020

Se você trabalha com Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar do Google Ads e, talvez, já tenha até usado essa ferramenta.

A partir de hoje, publicaremos alguns artigos que poderão ajudar a sua empresa a otimizar suas campanhas e a obter mais visibilidade, com o mesmo investimento.

O primeiro ponto a ser destacado quando falamos sobre publicidade online no Google Ads é que uma estrutura da conta bem montada e organizada é a principal ferramenta de otimização das campanhas.

A estrutura de uma conta no Google Ads pode ser comparada com a estrutura de um edifício. Quanto mais bem estruturada e organizada for a construção do prédio, melhores serão os resultados, e os riscos de desabamento e acidentes serão minimizados.

Mas como estruturar sua conta do Google Ads? Aqui vão algumas dicas.

Campanhas

Suas campanhas devem ser um espelho do seu site!

A primeira coisa que deve ser levada em conta na criação de uma conta do Google Ads é a estrutura. Ela deve ser um espelho do seu site, ou seja, você usará a estutura criada em seu site para dividir suas campanhas por temas.

Por isso, antes de começar a criar suas campanhas de publicidade no Google Ads, revise o seu site inteiro e confira se ele está bem estruturado, fácil de entender e de navegar, com um design responsivo (ou, pelo menos, uma versão otimizada para dispositivos móveis, como muitas plataformas já disponibilizam), agradável aos olhos, com textos explicativos originais (não copiados de outros sites) e relevantes (que agreguem informações úteis aos leitores), utilizando mensagens claras para não confundir os usuários da web que irão acessá-lo (seus clientes em potencial).

Se você tem um e-commerce, por exemplo, pode usar as categorias de produtos do seu site para criar uma estrutura organizada da conta no Google Ads.

Exemplo prático: Digamos que você quer anunciar três produtos diferentes, como camisas sociais, calças sociais e sapatos sociais, todos para homens.

Você poderá estruturar sua conta criando uma campanha para camisas masculinas, outra campanha para calças masculinas e uma terceira campanha somente para sapatos masculinos.

Perceba que, no exemplo acima, as campanhas foram separadas por temas e não por gênero. Isso porque, no Google Ads, quanto mais específicas forem as suas campanhas, mais qualificados serão seus cliques.

Grupos de Anúncios

Tendo separado suas campanhas por temas, agora você poderá se concentrar apenas em um tema específico ao criar seus grupos de anúncios.

Usando ainda o exemplo do e-commerce de roupas masculinas, agora você deverá criar os grupos de anúncios de cada uma das suas campanhas. Esse será um ponto muito importante para o sucesso das suas campanhas de publicidade, pois é no grupo de anúncios que você segmenta o seu público-alvo. Por isso, preste muita atenção ao dividir sua campanha em grupos de anúncio e ao criar suas listas de palavras-chave.

A dica que eu dou para a criação de grupos de anúncios é que você continue o refino do seu target, ou seja, dentro de cada uma das campanhas que já está segmentada por tema/categoria, você crie subcategorias relacionadas aos temas das campanhas.

Exemplo prático: Dentro da campanha de camisas masculinas, você poderá criar vários grupos de anúncios, como por exemplo:

  • Grupo de Anúncios 1: Camisas Sociais;
  • Grupo de Anúncios 2: Camisas Esporte Fino;
  • Grupo de Anúncios 3: Camisas Polo.

Você pode perceber que, da campanha para o grupo de anúncios, cada um dos temas está entrando em um funil, ou seja, se tornando cada vez mais específico.

Os Anúncios e as Listas de Palavras-chave

Agora que você já criou suas campanhas por tema e seus grupos de anúncios por subtemas relacionados às respectivas campanhas, chegou a hora de criar seus anúncios de texto e suas listas de palavras-chave.

Alguns pontos importantes a serem levados em consideração ao criar seus anúncios:

  • A principal dica sobre criação de anúncios é: seus textos dos anúncios devem ser relevantes às páginas de destino dos anúncios. Isto é, ao criar seus anúncios de texto, direcione o seu público para a página do seu site que é mais relevante para o texto do anúncio que está sendo criado;
  • Crie vários anúncios de textos diferentes para cada grupo de anúncios que você já criou. Cada um deles terá um desempenho diferente e, com o tempo, você poderá fazer alterações em cada um deles, de acordo com o retorno que cada um deles estará revertendo para a sua empresa;
  • Use palavras-chave (de suas listas de palavras-chave) no texto do anúncio. Usar suas palavras-chave nos textos dos anúncios tornam seus anúncios ainda mais relevantes. Mas seja coerente! Não utilize palavras-chave no texto do anúncio apenas por usar, use apenas aquelas palavras-chave que realmente dão sentido ao texto do anúncio e, de preferência, que também estejam presentes na página de destino do seu anúncio em questão.

Alguns pontos importantes a serem levados em consideração ao criar suas listas de palavras-chave:

  • Procure não usar termos muito gerais. Exemplo: ainda na estrutura de conta do e-commerce de roupas masculinas, tente não usar o termo “Camisas”. Ao invés disso, use combinações de palavras um pouco mais específicas, como “Camisa Social”, “Camisas Sociais para homens”, “Camisa Social branca” ou “Camisa Social de diversos tamanhos”;
  • Use os Tipos de Correspondências de Palavras-Chave para refinar ainda mais as buscas que acionam seus anúncios;
  • Crie uma lista de palavras-chave negativas, que são os termos de pesquisa que você não quer que acionem os seus anúncios. No caso do exemplo que estamos usando neste artigo, algumas palavras-chave que você talvez queira negativar são “Camisa Feminina”, “Camiseta estampada” ou “Camiseta regata”.

Espero que este artigo tenha ajudado sua empresa a estruturar melhor a sua conta do Google Ads. Confira, também, a segunda parte desta série de artigos sobre o Google Ads: Google Ads (Parte 2): A Importância do Índice de Qualidade.


Autor: Jefferson de Baumont