Carros Antigos

Carros Antigos

 

Um pouco da História dos Automóveis

O Primeiro Automóvel

O primeiro veículo motorizado produzido com propósito comercial foi um carro com apenas três rodas. Criado, em 1885, pelo engenheiro alemão Karl Benz, possuía um motor a gasolina. Chamado de motorwagen (carro motorizado), as primeiras unidades foram produzidas pela empresa do inventor, a Benz & Co., na cidade alemã de Mannheim. Com sistema de arranque à manivela, este primeiro automóvel tinha potência de 0,8 cv, podendo atingir 18 km/h.

 

A Evolução

Algum tempo depois, uma empresa francesa, chamada Panhard et Levassor, iniciou sua própria produção e venda de veículos. Em 1892, Henry Ford produziu seu primeiro Ford na América do Norte.

No ano de 1904, surgiu o primeiro Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma transformação. A Europa seguiu com sua frota de carros: na França (De Dion Bouton, Berliet, Rapid), na Itália (Fiat, Alfa-Romeo), na Alemanha (Mercedes-Benz), já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e luxuosa: a Hispano-Suiza.

Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes partiram para uma linha de produção mais barata: os automóveis aqui seriam mais compactos e fabricados em séries. Tanto Henry Ford, nos Estados Unidos da América, quanto Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin. Esses tiveram uma saída impressionante das fábricas. Surpresos com o resultado, logo outras fábricas começaram a produzir veículos da mesma forma, ou seja, em série. Esse sistema de produção ficou conhecido como fordismo.

 

Nasce o Carro Brasileiro

A 15 de novembro de 1957, saía às ruas o primeiro automóvel fabricado no Brasil, com um índice de nacionalização relativamente elevado: tratava-se da perua DKW. Era um carrinho feio, que mais parecia um carro de padeiro. As linhas traseiras quadradas nada tinham a ver com a frente arredondada, herdada dos DKWs fabricados na Alemanha, pela Auto-Union. Não havia muitas alternativas quanto à cor da pintura nem do estofamento. Mas a perua andava bem e surpreendia pelo desempenho e economia.

A DKW é uma marca histórica de automóveis e de motocicletas, associada em todo o mundo a motores com ciclo de dois tempos, que teve seus automóveis fabricados sob licença no Brasil pela Vemag, entre 1956 e 1967. Aqui, a marca ficou conhecida popularmente como “DKV”.

Na verdade, a perua DKW foi o primeiro carro brasileiro com características de continuidade. Mas, antes dela, deve-se mencionar o aparecimento da Romi-Isetta e outros modelos.

Em 1968 é lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas. O carro virou paixão nascional, assim como o Fusca e outros carros da época.

 

Carros Antigos x Atualidade

Hoje em dia, muitos pensam que esses carros não passam de ferro-velho e, nas cidades do interior do Brasil, encontramos muitos exemplares largados e totalmente consumidos pelo tempo e pelo clima.

A indústria automobilística tornou-se uma produção de veículos muito parecidos e com preços abusivos. Todo aquele charme e brilho dos carros antigos foi perdendo-se à medida que os fabricantes “evoluíram”.

O trabalho artesanal já praticamente não existe mais, pois foi substituído pela tecnologia.

Porém, apesar de tudo, ainda encontramos muitos apaixonados por carros antigos que dedicam seu tempo livre, e/ou profissional, à recuperação dos mesmos.

Algumas oficinas são especializadas na restauração desses clássicos que nunca deveriam ter saído de moda.

No Estado de São Paulo e no Brasil, encontramos diversos grupos de amigos que se reúnem com um único objetivo: levar os seus veículos para rodar pelas estradas.

Existem ainda eventos voltados apenas para esse público específico, onde encontramos as mais variadas joias sobre quatro rodas.

Assim como os aficionados por carros antigos, esperamos que esses grupos e eventos continuem a trazer de volta o brilho de uma época em que o que mais importava era o conforto e a resistência.

 

Confira abaixo uma lista de carros com alguns dos clássicos que marcaram época:

1957 Kombi

1957 Ford F-100

1959 Fusca

1962 Karmann Ghia

1964 Veraneio

1967 Galaxie

1968 Volksvagen 1600

1968 Corcel

1968 Opala

1969 Dodge Dart

1969 Volkswagen Variant

1970 Volkswagen TL

1970 Belina

1970 Karmann Ghia TC

1971 Dodge Charger

1973 Dodge 1800

1973 Alfa Romeo 2300

1973 Chevette

1973 Maverick

1973 Brasília

1974 Passat

1975 Caravan

1976 Dodge Polara

1979 Dodge Magnum

1979 Dodge Le Baron

1981 Marajó

1981 Del Rey

1982 Monza

1982 Chevy 500

1982 Pampa

1983 Escort

1989 Kadett

 

E muitos outros.

 

Confira o nosso álbum com alguns dos clássicos sobre rodas:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Se você tem um carro antigo e quer compartilhar suas fotos no Soul Conteúdo, fale conosco.

Não deixe de conferir o Blog do Opala 89

 

Confira, também, os vídeos:

Restaurando um Opala 77

Test Drive – Diplomata 89